Conservação x preservação do meio ambiente: existe diferença?
Na vertente Conservação Ambiental, a OCT desenvolve serviços ambientais e de fortalecimento dos recursos naturais Inserida no Capital Ambiental do […]
10 de junho de 2016
Na vertente Conservação Ambiental, a OCT desenvolve serviços ambientais e de fortalecimento dos recursos naturais Inserida no Capital Ambiental do […]
10 de junho de 2016
Inserida no Capital Ambiental do Programa PDCIS, da Fundação Odebrecht, a Organização de Conservação da Terra (OCT) busca promover a conservação do solo, da flora, da fauna e revitalizar os recursos hídricos da área de Proteção Ambiental do Pratigi, no Baixo Sul da Bahia. E você sabe a diferença entre conservação e preservação do meio ambiente? Apesar de serem usados como sinônimos, esses termos possuem pontos de vista e métodos de gestão de terrenos muito diferentes. Confira:
Conservação: é quando o meio ambiente e seus recursos podem ser utilizados por seres humanos e geridas de forma responsável. Ao usar o ambiente de forma sustentável, o meio ambiente e os recursos naturais que ele oferece não serão esgotados ou destruídos permanentemente – e estarão disponíveis para uso humano por um tempo muito longo.
Preservação: o método de conservação é muito mais rigoroso do que a abordagem conservacionista. Sob a preservação do meio ambiente, terras e seus recursos naturais não devem ser consumidos por seres humanos e deve preferivelmente ser mantidas na sua forma pura. Preservacionistas acreditam que os seres humanos podem ter acesso à terra, mas eles só devem utilizá-la pela sua beleza natural e inspiração.
Com informações do Portal Meio Ambiente Rio
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!