Diário de Bordo

Embrapa realiza curso para jovens da Casa Familiar Agroflorestal

Foco é a capacitação e atualização metodológica de multiplicadores sobre manejo integrado de pragas

18 de setembro de 2016

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) – Mandioca e Fruticultura realizou, no dia 31 de agosto, o curso de capacitação e atualização metodológica de multiplicadores sobre manejo integrado de pragas. A ação, voltada para os alunos do primeiro ano da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), que faz parte do Programa PDCIS, da Fundação Odebrecht, foi ministrada pelo pesquisador e entomologista (especializado em insetos) da Embrapa, Rômulo Carvalho.

“Espero que os saberes científicos adquiridos pelos jovens durante o curso possam contribuir na sua formação técnica. Que eles possam continuar realizando uma agricultura de base agroecológica de forma efetiva em suas vivências práticas e, com isso, sintam-se estimulados a permanecer no campo com qualidade de vida, apoiando suas famílias e desenvolvendo suas comunidades através do conhecimento”, afirmou o pesquisador. Temas como uso de defensivos agrícolas e o seu impacto no consumo na saúde e ambiente foram abordados.

“Foi maravilhoso ter um curso como esse, porque nossa turma teve a oportunidade de conhecer alguns trabalhos de pesquisa científica realizados pela Embrapa. Podemos agora aplicar na nossa propriedade e transmitir para a comunidade os conhecimentos baseados em pesquisa científica”, comentou o estudante Carlos Eduardo Pinho, 15 anos. O curso faz parte das ações do projeto Biodiverso Embrapa, uma parceria que engloba, desde 2014, a instituição, Cfaf e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O foco é a pesquisa participativa para jovens filhos de agricultores familiares, no intuito de gerar tecnologias para sistema agroflorestal de base familiar.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!