Mente saudável, corpo saudável
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, listamos benefícios da prática de exercícios físicos. Confira!
12 de abril de 2017
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, listamos benefícios da prática de exercícios físicos. Confira!
12 de abril de 2017
Você já parou para pensar em sua saúde emocional? Ou seja, já parou para pensar se seus hábitos diários estão contribuindo para lhe trazer aquela sensação de bem-estar no final do dia?
Um encontro com os amigos, ler um livro, assistir a um filme com a família, uma partida de vôlei no parque, ter uma boa noite de sono. São atividades que não estão necessariamente ligadas à prática do exercício físico ou de uma boa alimentação, mas podem ser um grande aliado da sua saúde tanto quanto.
Aquela frase clássica “Mente saudável, corpo saudável” não surgiu à toa! Acredite: praticar atividade física faz bem não só para os seus músculos ou para evitar doenças como hipertensão e diabetes. Também faz muito bem para sua saúde emocional. Além de trazer reflexos positivos para o corpo, auxilia no bem estar psicológico e pode nos tornar mais bem-humorados e nos dar maior facilidade para raciocinar.
O exercício físico ajuda a “esquecer” pequenas frustrações diárias, reduz a tensão muscular e estimula a produção de endorfinas. O coração bate mais rapidamente e bombeia sangue por todo o corpo, isso ativa o cérebro e seus circuitos.
1. Previne acidente vascular cerebral
O aumento da capacidade cardiorrespiratória reduz a pressão sanguínea do corpo em repouso, diminuindo o risco de AVC. A movimentação sintetiza proteínas e torna os vasos sanguíneos mais resistentes. Desencadeia também a liberação do gás óxido nítrico, que dilata os vasos para permitir a passagem de um maior volume de sangue.
2. Reduz risco de doenças no cérebro
Conforme envelhecemos, as células passam a ter mais dificuldade de quebrarem as moléculas de glicose. O excesso de glicose no sangue cria resíduos nas células que danificam os vasos sanguíneos, gerando o risco de desenvolver Alzheimer. Enquanto o excesso de insulina contribui para o aumento da inflamação, danificando as áreas ao redor dos neurônios.
3. Melhora o humor e a motivação
A maior produção de neurotransmissores, como a serotonina e dopamina, previnem a atrofia de algumas áreas do cérebro, além de proporcionar maior sensação de prazer e motivação, evita-se quadros de depressão e ansiedade. Além disso, exercícios são boa oportunidade para interagir socialmente e fazer novos amigos; as relações sociais são importantes para a manutenção do humor e da autoestima.
4. Promove a neuroplasticidade
Atividades aeróbicas fortalecem as conexões neuronais e estimulam as células-tronco recém-nascidas a se dividir e se transformar em neurônios funcionais, o que previne a atrofia da parte do cérebro relacionada à memória. Um cérebro ativado pelos exercícios favorece a neuroplascidade e a neurogênese, que é a formação de novos neurônios.
Fonte: UOL
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!