Diário de Bordo

Troca de saberes

Alunos de Casas Familiares apoiadas pela Fundação Odebrecht realizam intercâmbio com foco no aprendizado da apicultura

9 de agosto de 2017

No dia 2 de agosto, estudantes do 3º ano do Curso Técnico de Agronegócio integrado ao Ensino Médio da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) viajaram até Nilo Peçanha (BA) para, na Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), aprofundar conhecimentos sobre apicultura. Na Cfaf, a atividade é difundida através de aulas teórica e práticas, cursos e estágios executados por meio de parcerias como a da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Durante a visita, os alunos participaram de práticas de manejo e colheita de mel no apiário utilizado durante a formação na Cfaf. Jovens egressos da instituição e apoiados através do projeto Juventude Rural, ressaltaram como trilharam suas trajetórias como apicultores. “A atividade ampliou nossa visão como Técnicos em Florestas. Com o conhecimento adquirido e o apoio recebido por meio do projeto, montamos apiários próprios e começamos a obter renda com o mel”, afirmou Jailton Conceição.

Para a Diretora da Cfaf, Rita Cardoso, a troca de experiências das ações desenvolvidas entre as Casas Familiares que integram o PDCIS, programa da Fundação Odebrecht, são importantes para potencializar a formação dos alunos enquanto empresários rurais. “Os aprendizados fortalecem a vivência na agricultura familiar, sendo uma oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural de meio ambiente e de sua capacidade produtiva”, disse.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!