Notas para Imprensa

ONU e Fundação Odebrecht lançam o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Governança Participativa

Centro de estudos e treinamento em governança participativa e desenvolvimento comunitário tem sede em unidade de conservação ambiental na região do Baixo Sul.

20 de outubro de 2008

Centro de estudos e treinamento em governança participativa e desenvolvimento comunitário tem sede em unidade de conservação ambiental na região do Baixo Sul.

Salvador, outubro de 2008. Resultado de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Fundação Odebrecht, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Governança Participativa foi criado para identificar, apoiar e disseminar experiências bem-sucedidas de governança participativa e desenvolvimento comunitário no Brasil e em outros países latino-americanos.

O núcleo está localizado na Serra da Papuã, na cidade de Ibirapitanga, dentro da APA do Pratigi, uma das cinco Áreas de Proteção Ambiental que compõem o Baixo Sul da Bahia, região caracterizada pela riqueza de recursos naturais, grande potencial agroflorestal e baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).  “A escolha da localização é um importante diferencial, pois traz as discussões para o centro da problemática social, econômica e ambiental, onde os modelos são colocados em prática”, explica Rogério Arns, diretor do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Governança Participativa.

“O Brasil é um grande país, com grandes oportunidades, mas também desafios. Por ser multicultural, com etnias vindas de praticamente todos os continentes, articular a instalação de um núcleo aqui é conseguir um retrato global, num mesmo local”, afirma Guido Bertucci, diretor da Divisão para Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento (DPADM) da ONU.

Atuação

Iniciativas inovadoras e experiências que obtiveram bons resultados na América Latina serão mapeadas e documentadas. As metodologias e as técnicas extraídas desses modelos serão transmitidas em cursos de capacitação e treinamentos, com a mobilização de especialistas reconhecidos mundialmente.

Composta por complexo hoteleiro, núcleo de pesquisa, centro administrativo e vila, a sede do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Governança Participativa foi preparada para receber cursos, seminários e encontros internacionais. Pesquisadores, estudantes e voluntários poderão usar as instalações para desenvolver trabalhos na APA do Pratigi.

Outro eixo de atuação será o aproveitamento do potencial turístico da APA do Pratigi, com atividades como trilhas, arvorismo e programas educativos, desenvolvidos para proporcionar interatividade com o meio ambiente e promover a consciência em relação ao desenvolvimento sustentável.

Governança Participativa e Desenvolvimento Comunitário

Práticas saudáveis de desenvolvimento, somente terão perpetuidade a partir da cooperação e mobilização de governo, empresas, instituições sociais e indivíduos em torno de uma causa comum, o fortalecimento da capacidade de pessoas e comunidades assumirem a transformação de sua realidade.  “As pessoas não devem ser somente alvo dos resultados das ações sociais, mas precisam se apropriar dos processos”, diz Rogério Arns.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!