Notícias

Casa Cultural da Floresta é inaugurada em Ituberá

A Casa Cultural da Floresta foi inaugurada no último dia 17, em Ituberá, região do Baixo Sul da Bahia.

22 de dezembro de 2005

A Casa Cultural da Floresta foi inaugurada no último dia 17, em Ituberá, região do Baixo Sul da Bahia. O presidente da Fundação Palmares, Ubiratan Castro, e o superintendente da Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia, Érico Mendonça, estiveram presentes na inauguração.

O Centro de Informações Turísticas da praia do Pratigi foi cedido em sistema de comodato para cediar temporariamente as aulas da Casa Familiar Agroflorestal, através do incentivo da Secretária de Turismo de Ituberá, Iolanda Sepúlveda, em conjunto com o prefeito da cidade, Almir Costa.

Sede provisória da Casa Familiar Agroflorestal, a Casa Cultural da Floresta é um projeto que reúne ações voltadas para a preservação da tradição cultural e do patrimônio florestal da região, em paralelo a iniciativas dirigidas para o desenvolvimento de novas capacitações para jovens das comunidades quilombolas.

Durante a inauguração, Ubirantan Castro informou que o projeto da Casa Familiar Agroflorestal, enviado ao Ministério da Cultura, foi aprovado através da Lei Roaunet, planejando-se para outubro de 2006 a inauguração da Casa Familiar. A Lei Roaunet prevê que o doador ou o patrocinador pode deduzir do imposto devido na declaração do Imposto sobre a Renda os valores efetivamente contribuídos em favor de projetos culturais aprovados de acordo com a sistemática definida na própria Lei.

A primeira alternância na Casa Cultural da Floresta já estará sendo realizada em fevereiro de 2006, atendendo as comunidades afrodescendentes da região, com ênfase nas remanescentes de quilombos. De acordo com Reinaldo Souza, coordenador do projeto, a piaçava – elemento chave do modo de ser e viver da região – terá seus usos na estruturação do cotidiano e na expressão cultural resgatado e ampliado, objetivando a sustentabilidade da região.

 

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!