Edição 145 – União que faz a diferença
Instituto Direito e Cidadania (IDC) completa cinco anos de atuação no Baixo Sul da Bahia.
1 de dezembro de 2009
Instituto Direito e Cidadania (IDC) completa cinco anos de atuação no Baixo Sul da Bahia.
1 de dezembro de 2009
Texto: Vivian Barbosa
Toto: Eduardo Moody
O município de Presidente Tancredo Neves é jovem. Com apenas 20 anos de emancipação, o antigo distrito de Itabaína cresceu às margens da BR-101 e segue entre os de desenvolvimento mais acelerado no Baixo Sul da Bahia.
Um importante agente do desenvolvimento local é o Instituto Direito e Cidadania (IDC), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que está comemorando cinco anos de serviços prestados à comunidade tancredense e de mais 15 municípios do Baixo e Extremo Sul da Bahia. “Buscamos fortalecer o capital social e disseminar a democracia participativa, educando para a cidadania e formando lideranças conscientes do seu papel na construção e deliberação de políticas públicas”, afirma a Diretora-Executiva Maria Celeste Pereira.
Entre os muitos parceiros do IDC estão: Controladoria-Geral da União, Governo da Bahia, Ministério Público da Bahia, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Prefeituras Municipais do Baixo Sul e Fundação Odebrecht. |
Capacitar Conselhos Tutelares e Conselhos da Criança e do Adolescente, mediar conflitos, prestar orientação jurídica, facilitar a emissão de documentação civil básica e titulação de terras são algumas das ações fomentadas pelo Instituto. Para o pedagogo José Alves, Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Presidente Tancredo Neves, a parceria com o IDC vai além. “Não recebemos apenas apoio no planejamento e execução de projetos sociais. Aprendemos que é possível fazer acontecer se formos perseverantes e nos unirmos.”
Desde sua criação, o IDC registrou mais de 279 mil atendimentos. Em 2009, 15 mil pessoas já foram beneficiadas. Até setembro, o IDC realizou 171 mediações de conflitos, resolvendo 81% dos casos, sem encaminhamento judicial. |
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!