Casa Familiar Agroflorestal inicia atividades
A primeira alternância da Casa Familiar Agroflorestal tem início dia 6 de março.
3 de março de 2006
A primeira alternância da Casa Familiar Agroflorestal tem início dia 6 de março.
3 de março de 2006
Têm início em 6 de março as aulas da Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), ligada à Cadeia Produtiva da Piaçava. A Casa atenderá 30 jovens de comunidades afrodescendentes dos municípios de Ituberá, Nilo Peçanha e localidades próximas, na região do Baixo Sul da Bahia.
A CFAF atuará na formação de futuros líderes rurais. A piaçava – elemento chave do modo de ser e viver da região – terá seu uso resgatado e ampliado na estruturação do cotidiano e na expressão cultural local. Também serão desenvolvidas ações que contemplem especificidades dessas comunidades como oficinas de dança, músicas típicas, artesanato e culinária.
A Prefeitura de Ituberá cedeu, em comodato, o prédio que servirá de sede provisória a CFAF, assumindo ainda o fornecimento de água e energia elétrica do local. Prevê-se para 2007 que a CFAF atenda também o município-arquipélago de Cairu que, juntamente com de Nilo Peçanha e Ituberá, são responsáveis por 90% da produção nacional de piaçava.
Mais um projeto do Programa DIS Baixo Sul, a CFAF tem como parceiros o Governo Federal (através do Ministério da Cultura), o Governo da Bahia, a Associação dos Municípios do Baixo Sul (Amubs), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), as Prefeituras Municipais de Ituberá e Nilo Peçanha e a Fundação Odebrecht.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!