Casa Familiar Rural é case em evento internacional de educação
Professora Joana Almeida apresentou a experiência da Casa Familiar Rural em evento realizado na Bahia.
20 de agosto de 2007
Professora Joana Almeida apresentou a experiência da Casa Familiar Rural em evento realizado na Bahia.
20 de agosto de 2007
A Bahia sediou, entre os dias 16 e 19 de agosto, o XVI Encontro Internacional de Educação e o Mercosul/Conesul e Países Associados: Desafio Político e Pedagógico. O evento teve como tema o “Processo Educativo, Inclusão Social e Mundo do Trabalho” e foi organizado pela Associação de Supervisores de Educação do Rio Grande do Sul (ASSERS) e Fundação Visconde de Cairu. Cerca de 400 pessoas participaram do evento, entre educadores e pesquisadores do Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Timor Leste e Brasil.
A experiência da Casa Familiar Rural (CFR) foi narrada, durante o encontro, pela pedagoga, Joana Almeida. Ela realizou uma apresentação oral e apresentou um painel intitulado “Educação Profissional dos Jovens no Campo: a experiência da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves”.
A CFR foi fundada em 2002 e, desde 2003, é apoiada pela Fundação Odebrecht, integrando o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia – DIS Baixo Sul. Tem como objetivo a formação de jovens empresários rurais, comprometidos com o desenvolvimento de suas comunidades e da região. Inspirada na experiência francesa, adota a Pedagogia da Alternância para assegurar o convívio familiar e comunitário, além de reduzir o êxodo rural. Os jovens passam uma semana, em regime de internato, recebendo aulas na sede da CFR, e duas semanas nas suas propriedades, praticando o que aprenderam.
Atualmente, a Casa Familiar Rural tem 70 jovens em formação. A primeira turma, composta por 35 jovens, concluiu sua formação no ano de 2006. Os egressos continuam sendo acompanhados por monitores.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!