Jovens das Casas Familiares participam de Jornada em Brasília
II Jornada Nacional do Jovem Rural promoveu debates sobre políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.
24 de setembro de 2007
II Jornada Nacional do Jovem Rural promoveu debates sobre políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.
24 de setembro de 2007
Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial foi o tema da II Jornada Nacional do Jovem Rural, realizada em Brasília (DF) e Luziânia (GO), de 17 a 20 de setembro. Cerca de 600 participantes das cinco regiões do país se reuniram para o debate de temas que afetam o presente e influenciam o futuro da juventude rural brasileira.
Seis jovens e dois monitores das Casas Familiares Rural, do Mar e Agroflorestal representaram o Programa DIS Baixo Sul na jornada. Durante os quatro dias, eles participaram de debates com membros do poder público, academia e da sociedade civil organizada para tratar de assuntos diretamente ligados ao meio rural brasileiro.
Agrobiodiversidade, cooperativismo, crédito e preservação ambiental foram alguns dos assuntos tratados nos painéis, mini-cursos e oficinas oferecidos durante o encontro. Onze apresentações artísticas também faziam parte da programação.
Os resultados das discussões serão apresentados aos representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do Conselho da Juventude e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, estabelecendo o compromisso das autoridades com a pauta de prioridades definida pelos próprios jovens.
A II Jornada está integrada à Rede de Fortalecimento Institucional, um projeto coletivo formado por algumas instituições que, em 2005, promoveram a I Jornada Nacional do Jovem Rural, em Gramado (RS), como a Associação das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (ARCAFAR-SUL), o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR) e o Instituto Souza Cruz.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!