Inaugurado Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa
Fruto de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e Fundação Odebrecht, centro tem sede na APA do Pratigi
29 de outubro de 2008
Fruto de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e Fundação Odebrecht, centro tem sede na APA do Pratigi
29 de outubro de 2008
Resultado de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Fundação Odebrecht, foi inaugurado, no dia 28 de outubro, o Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa. O centro tem como objetivo identificar, apoiar e disseminar experiências bem-sucedidas em governança participativa e desenvolvimento comunitário no Brasil e em outros países latino-americanos.
Localizado na Serra da Papuã, município de Ibirapitanga, está sediado dentro da APA do Pratigi, uma das cinco Áreas de Proteção Ambiental que compõem o Baixo Sul da Bahia, região caracterizada pela riqueza de recursos naturais, grande potencial agroflorestal e baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). “A escolha da localização é um importante diferencial, pois traz as discussões para o centro da problemática social, econômica e ambiental, onde os modelos são colocados em prática”, explica Rogério Arns, diretor do Núcleo.
A cerimônia de inauguração foi realizada na manhã do dia 28 de outubro e contou com a presença de representantes do governo municipal, estadual e federal, além de lideranças comunitárias. Também participaram do evento Guido Bertucci, ex-Diretor da Divisão para Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento (DPADM) da ONU, e Jose Manoel Sucre, membro do DPADM.
“Há pouco mais de um ano, idealizamos este centro de pesquisas e é com satisfação que vemos o sonho se tornar realidade. O Brasil é um grande país, com grandes oportunidades, mas também desafios. Por ser multicultural, articular a instalação de um núcleo aqui é conseguir um retrato global, num mesmo local”, afirma Bertucci.
Atuação
Iniciativas inovadoras e experiências que obtiveram bons resultados na América Latina serão mapeadas e documentadas. As metodologias e as técnicas extraídas desses modelos serão transmitidas em cursos de capacitação e treinamentos.
Composta por complexo hoteleiro e restaurante, a sede do Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa foi preparada para receber cursos, seminários e encontros internacionais. O primeiro deles acontecerá em dezembro, com a presença de especialistas canadenses do Coady Internacional Institute.
O Complexo Hoteleiro conta com três bangalôs, composto por 18 suítes com capacidade total para até 34 hóspedes e um restaurante que está preparado para atender até 90 pessoas, em três turnos.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!