Ministério da Pesca e Aquicultura e Associações do Baixo Sul firmam parceria
Termo de Cooperação Técnica foi assinado no dia 14 de setembro durante visita do Ministro Altemir Gregolin.
15 de setembro de 2009
Termo de Cooperação Técnica foi assinado no dia 14 de setembro durante visita do Ministro Altemir Gregolin.
15 de setembro de 2009
Fomentar a inclusão social produtiva e o desenvolvimento sustentável. Estas são as premissas que motivaram a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Agir) e a Associação para a Produção Sustentável (APS).
A parceria tem como finalidade elaborar, implementar e operar atividades voltadas para a aquicultura, alavancando o desenvolvimento empresarial e social no Estado da Bahia. Prevê, entre outras ações, aporte de recursos para capacitação em associativismo e gestão de negócios para a produção sustentável, bem como para publicação de material didático, assistência técnica e apoio na comercialização do pescado produzido.
Altemir Gregolin, Ministro da Pesca, e Fausto Azevedo, Diretor Executivo da Agir e da APS, formalizaram a parceria no dia 14 de setembro durante visita dos representantes do MPA aos projetos apoiados pela Fundação Odebrecht no Baixo Sul da Bahia. Na ocasião, foi apresentado o sistema de Aliança Cooperativa, no qual identidades jurídicas próprias se unem em prol de uma causa social comum. Cooperativas de produtores (setor primário), Indústria de beneficiamento (setor secundário) e Parceiro Social (setor terciário), juntos, geram trabalho e renda digna às famílias da região.
No município de Cairu, Gregolin interagiu com duas gerações de produtores: pais de família associados à Cooperativa Mista de Marisqueiros, Pescadores e Aquicultores do Baixo Sul da Bahia (Coopemar) e jovens da Casa Familiar do Mar (CFM), que estão sendo formados para atuarem como agentes de desenvolvimento local. Almiro Senna, Líder da Aliança Cooperativa da Aquicultura, destaca a importância deste encontro, especialmente para os jovens. “O Ministro lembrou que eles devem difundir em suas comunidades o conhecimento adquirido. A mensagem passada está sendo reforçada pelos monitores da Casa, e, certamente, nossos jovens se sentem mais motivados para cumprirem sua missão”, afirma Senna.
Pelo MPA, acompanharam o Ministro Altemir Gregolin: Marcelino Galo, Superintendente do MPA na Bahia, e Mauricio Ataide, Assessor da Coordenação de Relações Públicas do MPA. Representando a Fundação Odebrecht estavam Maurício Medeiros e Norberto Odebrecht, respectivamente, Presidente Executivo e Presidente do Conselho de Curadores.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!