Evento estimula ampliação e aprimoramento do controle social
Experiência do Instituto Direito e Cidadania foi apresentada no 1º Seminário Nacional de Controle Social, promovido pela Controladoria-Geral da União em Brasília.
28 de setembro de 2009
Experiência do Instituto Direito e Cidadania foi apresentada no 1º Seminário Nacional de Controle Social, promovido pela Controladoria-Geral da União em Brasília.
28 de setembro de 2009
O 1º Seminário Nacional de Controle Social, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em Brasília, encerrou-se no dia 27 de setembro após três dias de discussões e troca de experiências sobre as formas de fomentar a participação dos cidadãos no controle da aplicação dos recursos públicos. A abertura do evento foi marcada por uma palestra do Ministro Jorge Hage que discursou para cerca de 500 lideranças comunitárias de todas as regiões do País.
A Diretora Executiva do Instituto Direito e Cidadania (IDC), Maria Celeste Pereira, foi expositora no painel temático “Mobilização e Capacitação para o Controle Social”. Ela apresentou a experiência do IDC na formação e qualificação de Conselheiros de Políticas Públicas na região do Baixo Sul da Bahia.
A participação do IDC neste evento ocorreu após um convite da CGU, que reconheceu o trabalho realizado no fomento ao controle social. As instituições são parceiras na implantação de dois projetos: Portal da Cidadania e Programa Olho Vivo no Dinheiro Público. O primeiro busca fortalecer a Governança Participativa por meio de um processo educativo que estimule o protagonismo social, promovendo a educação da sociedade civil para a cidadania. O segundo, sensibilizar e orientar conselheiros municipais, lideranças locais e agentes públicos sobre a importância da transparência na administração pública e do cumprimento dos dispositivos legais.
O IDC fomenta a integração dos setores governamentais, da sociedade civil e privada e tem como prioridade apoiar a capacitação de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares, formando lideranças ativas, responsáveis e conscientes do seu papel na construção de políticas públicas. Desde a sua criação, o IDC já contabilizou mais de 266 mil atendimentos. Só este ano, cerca de 11 mil pessoas foram beneficiadas.
Fonte: www.cgu.gov.br
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!