Superando obstáculos da alfabetização digital
Ampliação do projeto Caia na Rede, com o curso Aluno Monitor da Microsoft, garante novas perspectivas de aprendizagem para estudantes e instrutores
26 de abril de 2010
Ampliação do projeto Caia na Rede, com o curso Aluno Monitor da Microsoft, garante novas perspectivas de aprendizagem para estudantes e instrutores
26 de abril de 2010
O objetivo de incluir o jovem em tecnologias digitais, por meio de um ambiente virtual, é um obstáculo a ser superado em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Buscando reverter este cenário, o “projeto Caia na Rede é uma realidade extremamente viável e frutífera, apresentando-se como importante ferramenta para a alfabetização digital”, defende Mário Sérgio, apoio técnico do projeto.
O Caia na Rede, parceria entre Odebrecht, Microsoft Brasil e Dell Computadores, está em funcionamento em diferentes estados brasileiros como ação de desenvolvimento social, em sinergia com as obras de engenharia realizadas pela Organização. Já no Baixo Sul, o projeto é realizado pela Fundação Odebrecht e conta com 1.051 beneficiados no curso Alfabetização Digital. No total, contribuirá para a inclusão digital de mais de 2.500 jovens até o final do ano.
Visando maiores e melhores resultados, a ampliação do projeto está sendo feita com o Curso Aluno Monitor, que capacita estudantes e instrutores para monitorar e dar manutenção aos ambientes informatizados de suas escolas e comunidades. “O plano de aula é bem organizado e entra facilmente na minha rotina. Assim posso ter bons rendimentos, além de ganhar e transferir conhecimentos nesta área”, afirma Jamile Reis, monitora em formação. Os concluintes do curso atuam como tutores e são orientados a disseminar o aprendizado para outros colegas.
Atualmente, dez Alunos Monitores participam das capacitações, multiplicando os conhecimentos adquiridos para 300 estudantes, como prática de estágio supervisionado. A partir desta atividade, novos monitores serão formados, dando continuidade e amplitude ao processo.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!