Instituto Direito e Cidadania realiza seminário para capacitação de Conselheiros
Evento sediado em Valença teve como tema a sustentabilidade das políticas públicas relacionadas à criança e ao adolescente
3 de maio de 2010
Evento sediado em Valença teve como tema a sustentabilidade das políticas públicas relacionadas à criança e ao adolescente
3 de maio de 2010
Realizado pelo Instituto Direito e Cidadania, o VIII Seminário de Fortalecimento da Rede de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu cerca de 130 pessoas, em Valença (BA), nos dias 29 e 30 de abril. Os resultados alcançados com as capacitações tiveram uma avaliação positiva do Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Fábio Feitosa, que foi um dos palestrantes. “Fico feliz em perceber a forma como os Conselheiros estão organizados”, afirmou.
Cabe aos Conselheiros garantir a efetivação dos direitos e agir, junto às autoridades, no atendimento aos jovens ameaçados ou violentados, conforme estabelecido em lei. No encontro, Feitosa pontuou a necessidade de discutir Políticas Públicas para a criança e o adolescente em longo prazo. “A experiência do Baixo Sul será pauta da próxima plenária do Conanda”, que atualmente constrói seu Plano Decenal.
A ideia é promover a sustentabilidade das políticas nos encontros de formação com perspectiva de estimular o trabalho comunitário e a convivência social pacífica, desenvolvendo a prática da participação social. Para Fábio Rodrigues, conselheiro tutelar do município de Itamari (BA), “a presença do Conanda representa novas perspectivas para o Baixo Sul”.
Em um ano, cerca de 3.700 casos foram atendidos pelos 270 Conselheiros formados pelo projeto. Dando continuidade aos resultados, o Instituto Direito e Cidadania, com apoio do Tributo ao Futuro, fomenta o projeto Trilhando Caminhos que continua a estimular a atuação dos Conselheiros, além de se estender a adolescentes por meio de ações socioeducativas no município de Presidente Tancredo Neves (BA). “É uma oportunidade de aprender, ganhar novos conhecimentos e principalmente, descobrir a minha identidade”, assegurou Taís Bastos, de 15 anos, que participa do Trilhando Caminhos.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!