Balcões de Justiça e Cidadania são inaugurados nos municípios de Presidente Tancredo Neves e Nilo Peçanha
Implantação de unidades é fruto de parceria entre Tribunal de Justiça da Bahia e Instituto Direito e Cidadania
19 de novembro de 2010
Implantação de unidades é fruto de parceria entre Tribunal de Justiça da Bahia e Instituto Direito e Cidadania
19 de novembro de 2010
“Buscamos oferecer condições de acesso à justiça sem burocracia”. Estas foram as palavras do Desembargador Sinésio Cabral Filho, Segundo Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), durante a inauguração dos Balcões de Justiça e Cidadania nos municípios de Presidente Tancredo Neves (BA) e Nilo Peçanha (BA). Representando a Presidente do TJ-BA, Telma Britto, o Desembargador parabenizou a todos pela conquista. “Esse serviço ajudará, principalmente, na resolução de pequenos conflitos. Será um trabalho importante para a região”, destacou. O evento aconteceu no dia 18 de novembro e é resultado de uma parceria entre o Tribunal e o Instituto Direito e Cidadania (IDC).
As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, nas sedes do IDC, e o atendimento é gratuito. São oferecidos serviços de orientação e assistência jurídica, mediação de conflitos, além da difusão de informações para a prática de direitos e deveres. “Com a parceria, os acordos estabelecidos serão homologadas pela juíza”, ressaltou Maria Celeste Pereira, Diretora Executiva do IDC. “Estamos contribuindo para a redução da demanda judicial e com a pacificação social”, afirmou.
Mauricio Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht, destacou que o trabalho junto ao TJ-BA cria novas condições e oportunidades para que se possa ter uma sociedade mais igualitária. “A instalação do Balcão fará com que a justiça baiana dê à região do Baixo Sul o rumo do que é o certo. É um passo estratégico e fundamental”, assegurou.
Para Alzenir Barreto, Juíza de Valença (BA) e Coordenadora do projeto, a parceria contribui para a diminuição dos processos judiciais. “Entendemos que as partes devem aprender a conciliar seus conflitos. Com isso, estamos promovendo uma ação preventiva”, garantiu.
Sobre o IDC:
O Instituto contribui para o desenvolvimento da vida cidadã por intermédio da conscientização da comunidade e da disseminação da democracia participativa mediante a estruturação e fortalecimento das organizações sociais. Apoiar na emissão de documentação civil básica gratuita e promover o atendimento jurídico, ações de mediação de conflitos e a inclusão social de grupos vulneráveis são alguns dos trabalhos fomentados pelo IDC. Desde 2003, já foram realizados mais de 298 mil atendimentos.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!