Desenvolvimento Integrado e Sustentável
Fundação Odebrecht concentra seus esforços na criação de um modelo passível de reaplicação em outras regiões da Bahia, do Brasil e do mundo
20 de dezembro de 2010
Fundação Odebrecht concentra seus esforços na criação de um modelo passível de reaplicação em outras regiões da Bahia, do Brasil e do mundo
20 de dezembro de 2010
O Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), instituído pela Fundação Odebrecht, é resultado da união do primeiro, segundo e terceiro setores, que atuam de forma sinérgica para promover a inclusão social. Reúne Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) e Cooperativas que têm como foco tornar próspera e dinâmica uma área rural, com grande patrimônio ambiental, fixando no campo jovens talentos – valiosos agentes do crescimento local, capazes de repassar os conhecimentos adquiridos para suas famílias e a comunidade em geral, melhorando as condições de vida de todos.
Geração de Trabalho e Renda – Capital Produtivo
As ações em andamento apontam um novo caminho para a concretização do desenvolvimento sustentável. Este não admite predominância de setores ou segmentos econômicos que enriquecem alguns e empobrecem e marginalizam outros. É preciso a busca de novos paradigmas, mais eficazes, com novos conhecimentos, valores éticos e limites certos, e fontes de renda que remunerem de forma justa a contribuição de todos os protagonistas, no jogo do ganha-ganha, por meio da Aliança Cooperativa.
Compõem este modelo: as unidades-família organizadas em Cooperativas, supridoras de matérias-primas em quantidade e com qualidade pactuadas; o Beneficiador, que concebe o produto final qualificado e certificado; o Supermercadista, com o espírito de Parceiro Solidário, disponibilizando suas gôndolas para venda dos produtos; o Consumidor, parceiro e consciente, e ainda as Casas Familiares – que contribuem para a formação dos cooperados do amanhã.
Ligadas ao PDIS estão a Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), a Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap), a Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) e a Cooperativa Mista de Marisqueiros, Pescadores e Aquicultores do Baixo Sul da Bahia (Coopemar).
Educação do Campo de Qualidade – Capital Humano
No Baixo Sul, novas gerações estão sendo educadas para a vida, pelo trabalho, para valores e limites, melhorando e multiplicando o conhecimento aplicado à realidade rural. Esta formação tem sido oferecida pela Casa Jovem, Construir Melhor e Casas Familiares (Rural de Presidente Tancredo Neves, das Águas de Ituberá, Agroflorestal de Nilo Peçanha e Rural de Igrapiúna).
As Casas Familiares utilizam uma metodologia diferenciada, chamada Pedagogia da Alternância, em que os jovens passam uma semana em regime de internato, com aulas na sala e no campo, e duas semanas em suas propriedades, aplicando os novos conhecimentos, sob o acompanhamento e a orientação de monitores especializados.
Construção de uma Sociedade mais Justa e Solidária – Capital Social
O Instituto Direito e Cidadania (IDC) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides) são Oscips que estão contribuindo para a mobilização produtiva do tecido social, unindo a Sociedade Civil, o Poder Público e a Iniciativa Privada.
Contribuir para o desenvolvimento da vida cidadã por intermédio da democratização do acesso à justiça e da educação para a cidadania. É o que busca o IDC, que trabalha também para a conscientização da comunidade e a disseminação da democracia participativa mediante a estruturação e o fortalecimento das organizações sociais. O foco do Ides está na promoção do Etnodesenvolvimento, que estimula o crescimento da região a partir da cultura local, e do Agroecoturismo – um modelo de turismo agrícola, ecológico e sustentável que está sendo implantado no Baixo Sul.
Conservação dos Recursos Naturais – Capital Ambiental
O Baixo Sul é uma das áreas de maior riqueza ambiental no mundo. A maior parte de seu território é constituída por Áreas de Proteção Ambiental. O foco de atuação do PDIS é a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi. Três projetos estruturantes, iniciativas da Oscip Organização de Conservação de Terras (OCT), estão em execução para garantir o uso sustentável dos seus recursos naturais: Corredores Ecológicos, Estrada Parque da Cidadania e Aliança Cooperativa Energética.
A Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir) é o instrumento de integração social e espaço para compartilhamento de valores entre comunidades dos municípios de Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Piraí do Norte e Ibirapitanga. Reúne 31 associações envolvendo mais de 1.500 produtores rurais e suas famílias. Seu objetivo é promover a inclusão socioeconômica com qualidade ambiental e cultural, por meio da educação pelo trabalho, fortalecendo sistemas cooperativos.
*Esta nota fecha a série de matérias publicadas desde maio, em comemoração aos 45 anos da Fundação Odebrecht.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!