Legado Imensurável
Pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa contribuiu para a formação de centenas de educadores do Brasil
5 de março de 2011
Pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa contribuiu para a formação de centenas de educadores do Brasil
5 de março de 2011
Inúmeras foram as contribuições do pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa à sociedade brasileira. O professor, que faleceu no dia 4 de março, em Belo Horizonte (MG), foi um dos principais construtores e defensores do Estatuto da Criança e do Adolescente, além de ter um papel central no desenvolvimento do terceiro setor e do investimento social privado. Grande parceiro da Fundação Odebrecht, foi consultor e apoiou por muitos anos ações com foco na educação de jovens para a vida, pelo trabalho, para valores e limites – missão da Fundação Odebrecht desde 1988.
Autor de diversos livros, o mestre Antonio Carlos contribuiu para a formação de centenas de educadores. Pioneiro na sistematização do conceito “Protagonismo Juvenil”, em conjunto com Maria Adenil Vieira, lançou em 2000 o livro “Protagonismo Juvenil – Adolescência, Educação e Participação Democrática”, publicado pela Fundação Odebrecht e FTD. Essa filosofia é hoje um patrimônio do terceiro setor e retira o jovem da posição de beneficiário passivo da filantropia para colocá-lo como ator principal da transformação de sua própria realidade.
Foi em 1º de agosto de 2005 a primeira visita do professor às iniciativas apoiadas pelo Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), instituído pela Fundação Odebrecht. Antonio Carlos realizou diversos cursos de formação voltado para diretores, coordenadores e monitores das Casas Familiares e Casa Jovem – unidades de ensino ligadas ao PDIS. Propôs uma nova maneira de ver, entender e agir em relação ao jovem. Em que o educador assume a função de orientador, estimulando-o a encontrar seu caminho.
Durante a vida profissional foi um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente, oficial de projetos do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (UNICEF), também consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e de vários outros organismos governamentais, como Secretarias de Turismo e Educação, além de Fundações e Institutos como, Fundação Abrinq, Instituto Souza Cruz, Fundação Itaú Social, Instituto de hospitalidade da Bahia, Academie ACCOR, entre outros.
Leia na Revista Educação pelo Trabalho, página 34, o artigo “Ser Protagonista” escrito pelo professor Antonio Carlos em dezembro de 2010.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!