Baixo Sul da Bahia: Seminário discute melhorias para a região
Realizado pelo Sebrae, evento contou com a participação de jovens e lideranças políticas, que elencaram ações prioritárias
2 de janeiro de 2014
Realizado pelo Sebrae, evento contou com a participação de jovens e lideranças políticas, que elencaram ações prioritárias
2 de janeiro de 2014
Palestras, formação de comissões temáticas e discussões de interesse público para a população do Baixo Sul da Bahia foram algumas das ações realizadas durante o “Seminário Governança Ativa, caminho para a sustentabilidade do território”. Voltado para lideranças jovens, políticas, comunitárias e empresariais, o evento aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro, na Serra da Papuã, localizada no município de Ibirapitanga (BA).
O seminário buscou promover a integração institucional entre o poder público, sociedade civil e setor privado em prol do desenvolvimento sustentável da região e foi realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Odebrecht e Instituto Fernand Braudel. Contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides) e Associação Guardiã da APA do Pratigi (AGIR), instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS).
Um dos projetos apoiados pelo PDCIS e realizado pelo Instituto Fernand Braudel é o Círculos de Leitura, ação que foi apresentada no seminário por 25 jovens protagonistas de comunidades do Baixo Sul. A iniciativa teve como parceiro o Ides e buscou preparar os moradores para as mudanças trazidas com o turismo, resgatando e reforçando a identidade coletiva e os valores culturais e tradicionais das comunidades.
Os jovens que participaram do primeiro dia do evento prepararam uma carta de intenções voltada para a área educacional, apresentada no segundo dia para gestores públicos locais, que reuniram possíveis ações de melhorias para o desenvolvimento das comunidades. Nesse contexto, a Governança Participativa e o Protagonismo Juvenil fizeram parte da pauta como premissas de atuação.
“A presença dos jovens para a criação da proposta de desenvolvimento dos municípios e das comunidades potencializou o evento. Esperamos que por meio dessa carta o compromisso seja firmado e passemos a liderar de fato o processo, alçando objetivos e fazendo acontecer ações planejadas”, ressaltou André Carlos Conceição dos Santos, 26, Presidente da Associação Renascer da Comunidade Quilombola de Lagoa Santa e vice-presidente da Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi (Cooprap), instituição também ligada ao PDCIS.
Entre as ações elencadas para 2014 estão reuniões entre prefeituras e secretarias de Agricultura, Educação e Turismo do Território do Baixo Sul, com o intuito de elaborarem propostas de soluções efetivas e sustentáveis para a zona rural.
Carlos Henrique Oliveira, Coordenador Regional do Sebrae (BA), ressaltou a importância de encontros como este para o desenvolvimento da região. “Temos que colocar muita inspiração para que as coisas deem certo. Esse é o compromisso que a gente tem que ter daqui pra frente, buscando realizar algo novo. Queremos nos mobilizar para realizar um trabalho diferenciado, que chegue a altura da necessidade do Baixo Sul, por isso as discussões desse evento foram fundamentais”.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!