Promovendo o desenvolvimento regional
Parceria entre Coopamido e prefeituras da Bahia permite capacitação para construção de estradas rurais que contribuem com a conservação do meio ambiente
1 de maio de 2014
Parceria entre Coopamido e prefeituras da Bahia permite capacitação para construção de estradas rurais que contribuem com a conservação do meio ambiente
1 de maio de 2014
Mais de 25 km de estradas rurais percorrem as fazendas Novo Horizonte e Novo Horizonte I, situadas no município de Laje (BA). A área de 620 hectares abriga a sede da Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido) e Bahiamido, que correspondem aos setores primário e secundário da Cooperativa Estratégica do Amido, que tem como foco a produção sustentável e em fluxo contínuo de amido de mandioca e subprodutos.
Atuando por meio de um modelo sustentável de negócio, a Coopamido desenvolve projetos que conscientizam e incentivam a utilização correta dos recursos naturais, recuperação e conservação de áreas com o uso de tecnologias limpas. A construção e manutenção de trajetos nas fazendas são exemplos na região e possibilitaram a parceria com o Ministério Público de Santo Antônio de Jesus, Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia e prefeituras de 12 municípios baianos.
“A adequação das vias busca evitar a erosão e degradação do meio ambiente, garantindo o tráfego de veículos e o escoamento da produção agrícola durante todo o ano. Hoje os principais problemas são os atoleiros, buracos, poeira, erosão e pistas escorregadias”, ressalta Emiran Carvalho, Prefeito de Laje.
Nos dias 22 e 23 de abril, a sede da Coopamido recebeu representantes das prefeituras, que conheceram as ações realizadas no local. “Essa parceria, pioneira na região, é de extrema importância para colocarmos em prática conceitos teóricos de implantação de rodovias ligadas à conservação ambiental”, ressalta Julimar Barreto, Promotor Público de Santo Antônio de Jesus.
Na ocasião, André Lordelo, Engenheiro Agrônomo da Cooperativa Estratégica do Amido, mostrou os métodos desenvolvidos nas fazendas para a construção e manutenção de passagens duráveis e de qualidade. Ele esclarece que “técnicos e operadores da cooperativa serão responsáveis pela capacitação dos representantes das cidades que participam da parceria”.
Segundo Lordelo, também está previsto o apoio na estruturação de quatro estradas piloto com o apoio da Coopamido. Os municípios Dom Macedo Costa, Laje, Santo Antônio de Jesus e Varzedo, foram indicados pelo Ministério Público.
Sobre a Coopamido
A Cooperativa conta com 109 associados e tem como foco a produção sustentável e em fluxo contínuo de amido de mandioca e subprodutos. Trata-se de um projeto de desenvolvimento sustentável que visa à inclusão social e melhoria da qualidade de vida das unidades-família integrantes da Cooperativa.
A Coopamido está ligada ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!