Referência para os negócios
Primeiro livro escrito por Norberto Odebrecht, De que Necessitamos? completa 47 anos como uma referência para o desenvolvimento dos seres humanos e para a perpetuidade dos negócios
12 de junho de 2015
Primeiro livro escrito por Norberto Odebrecht, De que Necessitamos? completa 47 anos como uma referência para o desenvolvimento dos seres humanos e para a perpetuidade dos negócios
12 de junho de 2015
Na década de 1960, a Construtora Norberto Odebrecht havia conquistado uma presença muito sólida em todo o Nordeste, porém, mudanças de percepções, atitudes e comportamentos acerca dos problemas regionais começavam a comprometer a procura pela realização de obras na região. Para tanto, a sobrevivência e o crescimento da Organização dependiam da conquista de novos clientes nas demais regiões do país. Com a indagação do que era necessário para atingir tal meta, o fundador Norberto Odebrecht colocou uma série de ideias, pensamentos e experiências no papel, a fim de criar uma disciplina mental e uma ação prática voltada para o sucesso. Surgia assim, em 1968, a primeira edição do livro ‘De Que Necessitamos?.
O investimento no ser humano, os deveres de um líder de líderes na Organização, a qualidade nas decisões e a delegação de poderes são alguns dos tópicos debatidos ao longo das 66 páginas da edição mais recente, republicada em 2007. Para Marcelo Odebrecht, Diretor-Presidente da Organização Odebrecht, o livro tornou-se fundamental para a perpetuidade dos negócios. “Nele, meu avô já tinha clareza da importância de instrumentalizar nossos líderes para a relação com seus liderados e a prática da educação pelo trabalho”, afirmou Marcelo em matéria comemorativa aos 40 anos do livro na Odebrecht Informa de nº 147.
Segundo o próprio Norberto, no prefácio da edição original, a elaboração do livro tinha o objetivo de “conquistar os profissionais que tenham iniciativa, que desejam evoluir, assumindo maiores responsabilidades”. Assim, junto com a publicação, surgiram as primeiras reflexões sobre a importância de se materializar a Cultura da Organização Odebrecht. Nascia então a Tecnologia Empresarial Odebrecht – TEO, que, centrada na Educação e no Trabalho, tornou-se uma filosofia de vida embasada em Princípios, Conceitos e Critérios concebidos por Norberto e materializados em escrita por meio dos seus livros.
A Fundação Odebrecht é a instituição responsável pela edição e comercialização dos livros da TEO, publicados em três idiomas, por meio do Programa Editorial. Os direitos autorais e a receita obtida são destinados às ações fomentadas pela instituição.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!