Projetos que transformam
Confira vídeos das iniciativas que podem contar com a sua contribuição por meio do Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht
24 de novembro de 2015
Confira vídeos das iniciativas que podem contar com a sua contribuição por meio do Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht
24 de novembro de 2015
Ao contribuir com o Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht, é possível transformar positivamente a realidade de crianças e adolescentes. Atualmente, o apoio pode ser direcionado a projetos como o de Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais, Trilhando Caminhos, Projeto Cultura da Mediação na Escola e Conselheiros em Ação – Caminhos para o Protagonismo Social.
Por intermédio do projeto Formação de Adolescentes Futuros Empresários Rurais, adolescentes desenvolvem competências socioeducativas que os permitem dominar tecnologias aplicadas à produção no campo e negócios agrícolas, com viabilidade econômica, social e ambiental, e assumir a liderança de processos sociais e produtivos em suas comunidades. Veja como Camila Rocha, aluna da Casa Familiar Rural de Igrapiúna, fala com orgulho da sua produção agrícola. “Isso não é apenas um hectare de pupunha, é a minha empresa. Na Casa Familiar, pude entender o que quero para o futuro. é a minha bússola”. As ações de formação são realizadas através das Casas Familiares Rurais, apoiadas pela Fundação Odebrecht, que oferecem uma educação contextualizada, voltada para a realidade do campo.
O Trilhando Caminhos capacita adolescentes como Arilan Trindade, ao promover de maneira integrada a formação pessoal, social e profissional e ampliar a formação crítica e cidadã. “é um projeto que revolucionou a minha vida e que irá ajudar no futuro”, disse. Os beneficiários, que têm entre 14 e 17 anos, aprendem temáticas sociais e desenvolvem habilidades de liderança, além de ferramentas de informática. A iniciativa é realizada pelo Instituto Direito e Cidadania (IDC), apoiado pela Fundação Odebrecht. Executado pela mesma instituição, o Projeto Cultura da Mediação da Escola busca disseminar a teoria e a prática da mediação de conflitos no ambiente escolar, com o intuito de educar o adolescente para a resolução e prevenção de conflitos de forma pacífica e a convivência harmônica nos diferentes ambientes sociais.
Os direitos das crianças e dos adolescentes são assegurados pelos Conselhos de Direito e Tutelar. Cabe ao Conselheiro, seja de forma preventiva ou corretiva, atuar em prol deste público. Por isso, o Programa Tributo ao Futuro apoia o Projeto Conselheiros em Ação: Caminhos para o Protagonismo Social. Realizada pelo IDC, esta ação promove a formação de conselheiros municipais. Para Naiane de Souza, coordenadora no IDC, a intenção é aproximar os atores sociais dos instrumentos legais, para que eles possam atuar de forma efetiva.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!