Respeitando a diversidade
Projeto Cultura da Mediação na Escola beneficia mais de 700 crianças e adolescentes do município baiano de Presidente Tancredo Neves
13 de julho de 2016
Projeto Cultura da Mediação na Escola beneficia mais de 700 crianças e adolescentes do município baiano de Presidente Tancredo Neves
13 de julho de 2016
A violência verbal ou física atingiu 42% dos alunos da rede pública brasileira em 2015. é o que revela pesquisa divulgada este ano pelo Ministério da Educação, que ouviu 6.709 estudantes de todo o país. Atuando para ajudar a reduzir este índice, o Instituto Direito e Cidadania (IDC), apoiado pela Fundação Odebrecht através do Programa PDCIS, executa o Projeto Cultura da Mediação na Escola. A iniciativa, realizada no Colégio Municipal Professor Edivaldo Machado Boaventura, do município de Presidente Tancredo Neves (BA), estimula a prática da mediação de conflitos na busca do respeito à diversidade e da cultura de paz no ambiente escolar e de convívio social.
Atualmente, cerca de 740 crianças e adolescentes, entre 10 e 16 anos, participam das oficinas socioeducativas do projeto. Uma vez por mês, eles são estimulados à prática de atitudes positivas no que concerne a resolução de conflitos e da comunicação não violenta. “Buscamos promover uma reflexão nos educandos, com atividades participativas. O objetivo é que coloquem em prática o que foi aprendido, colaborando para uma sociedade mais justa, com pessoas que saibam se comunicar melhor e que resolvam seus conflitos de forma pacífica”, disse Mariene Barbosa, coordenadora da ação pelo IDC.
Para a diretora do Colégio Municipal Edvaldo Machado, Genice Andrade, os índices de ofensas e brigas já diminuíram após a chegada do projeto à instituição de ensino. “A equipe está sempre preocupada em se aproximar dos pais e observamos a mudança de comportamento dos estudantes, principalmente dentro da sala de aula. Está sendo muito positivo”, afirmou. Bruno Rocha, do 8º ano do ensino fundamental, confirma. “Está nos ajudando a melhorar a nossa convivência tanto na escola como no dia a dia”, afirmou.
Além das atividades com os estudantes, encontros com os pais também fazem parte do escopo de atuação do projeto, uma ação que, segundo Mariene, consolida os resultados e fortalece a cultura de paz dentro do espaço escolar, reverberando também em outros ambientes. “Nos sentimos motivados quando família e escola se propõem a seguir juntos, de mãos dadas. São grandes companheiros nessa sublime caminhada do desenvolvimento educativo do ser humano”, enfatiza.
Novas gerações
O Projeto Cultura da Mediação na Escola é uma das iniciativas em execução em 2016 com os recursos captados na última campanha do Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht. Foram mais de R$ 4 milhões arrecadados, fruto de doações ou da destinação de parte do Imposto de Renda de cerca de 8.000 participantes, incluindo Integrantes e empresas parceiras da Organização Odebrecht. O Tributo ao Futuro tem como objetivo oportunizar uma mudança positiva na realidade de centenas de crianças e adolescentes.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!