Trilhando o próprio caminho
Projeto apoiado pelo Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações estimula o protagonismo juvenil e a formação socioprofissional
10 de novembro de 2016
Projeto apoiado pelo Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações estimula o protagonismo juvenil e a formação socioprofissional
10 de novembro de 2016
A adolescência é marcada por descobertas, incertezas e escolhas importantes, como a busca pelo autoconhecimento e a reflexão acerca da carreira profissional. Pensando neste público, o Instituto Direito e Cidadania (IDC) criou, em 2010, o projeto Trilhando Caminhos, que busca desenvolver a formação humana, crítica, cidadã e profissional de estudantes do município de Presidente Tancredo Neves, na Bahia, conscientizando-os do seu papel enquanto agentes de transformação social. Apoiada pelo Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, da Fundação Odebrecht, a iniciativa já beneficiou mais de 270 adolescentes entre 14 e 17 anos.
“Auxiliamos para que eles passem a adquirir um conhecimento ajustado de si mesmos, o que implica descobrir-se, aceitar-se e compreender-se enquanto sujeito histórico inserido em um contexto social’, afirmou Neméia Aiêxa, Coordenadora do Projeto. O período de formação dura dois anos e alia atividades em sala de aula e ações que estimulam o voluntariado. No período de conclusão, os estudantes são desafiados a organizarem-se em grupos e planejar Ações protagonistas para benefício de crianças e adolescentes do município, visando a prática do Protagonismo Juvenil e da responsabilidade social.
Em 2016, aproximadamente 180 pessoas foram atingidas pelas ações voluntárias e cerca de 99 oficinas socieoeducativas foram realizadas para as duas turmas em curso, cada uma com 30 alunos. Visitas profissionais e cursos profissionalizantes também fazem parte da rotina dos beneficiários. “Estimulamos que o jovem seja protagonista do seu próprio destino. Aquele que, independente das situações adversas, considera-se o ator principal do processo de mudanças, acredita no seu potencial e tem esperança”, completou Neméia.
David Pereira, 15 anos, participou do Trilhando Caminhos e contou que a experiência transformou sua visão de mundo. “Ensinou a descobrir quem eu sou, a ter autoconfiança. Hoje sou comprometido com os direitos humanos e já vejo os resultados acontecendo no meu dia a dia”, disse. Em fevereiro de 2016, ele participou da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, promovida pelo Governo Federal. “Pude representar meu município e conhecer pessoas e posicionamentos diferentes, todos interessados em contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou.
Para a execução do Trilhando Caminhos e a transformação positiva da realidade das novas gerações como David, o IDC conta com a parceria do Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, por meio de doações ou a partir da destinação de parte do Imposto de Renda (IR). Destinados diretamente a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), geridos pelos respectivos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), os valores são repassados ao IDC pelo Poder Executivo Municipal.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!