A força do conhecimento
Estudante de Casa Familiar apoiada pela Fundação Odebrecht aplica aprendizados em áreas produtivas da família
22 de abril de 2017
Estudante de Casa Familiar apoiada pela Fundação Odebrecht aplica aprendizados em áreas produtivas da família
22 de abril de 2017
Desde o ano passado, o pomar de laranjas do pequeno agricultor Genival dos Santos, da comunidade de Paulista, em Nilo Peçanha (BA), não é mais o mesmo. E a mudança veio em forma de conhecimento, repassado pela filha, Geiza dos Santos, de apenas 14 anos. Cursando o segundo ano da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), instituição apoiada pela Fundação Odebrecht através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), a estudante é uma das bolsistas da Embrapa Mandioca e Fruticultura através do projeto “Biodiverso: biodiversidade natural associada à vegetação espontânea e o manejo”, em parceria com a Cfaf.
“Com orientação dos pesquisadores da Embrapa e dos monitores da Casa Familiar, estou realizando pesquisas com variedades de citros para saber qual se adapta em minha região. Coleto dados e avalio o crescimento das plantas e das folhas”, conta Geiza, que aplica os conhecimentos adquiridos no pomar da família, que possui 36 pés de laranja. Segundo a mãe, Ivonice de Jesus, os ensinamentos repassados estão sendo essenciais para as melhorias na produção. “Descobrimos como evitar pragas e a identificar o que não é prejudicial para a planta. Antes, passávamos veneno e achávamos que era normal. Mas vimos que o caminho não é esse”, disse, orgulhosa.
Projetos que transformam
Também produtores de culturas como o guaraná, cacau e cupuaçu, a família de Genival passou a ver a agricultura e o futuro de Geiza com outros olhos. “Ela mudou muito, está esforçada nos estudos e nos mostra sempre a importância de cuidar da terra respeitando o meio ambiente”, completou o pai. Neste ano, a estudante é uma das adolescentes beneficiadas pelo Programa Tributo ao Futuro – Novas Gerações, da Fundação Odebrecht, e receberá insumos para a implantação de um Sistema Agroflorestal, modelo que combina diversas espécies de frutas e plantas arbóreas. “Estou muito ansiosa em começar a ver o progresso do meu projeto, pois sei que irei aprender muito, aplicando tudo o que estou vendo na Cfaf, e ainda ajudará minha família com os resultados que podemos alcançar”, afirmou a jovem.
Possível através da participação de Integrantes da Organização Odebrecht e demais cidadãos e empresas, que doam ou destinam parte do Imposto de Renda, o Tributo ao Futuro apoia projetos socioeducacionais voltados a crianças e adolescentes, como Geiza. Com a oportunidade, a estudante, futura empresária rural, poderá desenvolver competências socioeducativas e habilidades técnicas, com viabilidade econômica, social e ambiental, assumindo a liderança de processos sociais e produtivos em sua comunidade.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!