Desenvolvimento econômico: resultados 2020
Quase duas mil toneladas de alimentos foram produzidas em 2020 por agricultores associados à cooperativa parceira da Fundação Odebrecht
15 de janeiro de 2021
Quase duas mil toneladas de alimentos foram produzidas em 2020 por agricultores associados à cooperativa parceira da Fundação Odebrecht
15 de janeiro de 2021
Na contramão da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, o setor de alimentos registrou crescimento no ano de 2020. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), houve um aumento de 0,8% em faturamento e 2,7% em produção física no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2019.
No âmbito do PDCIS, Programa Social da Fundação Odebrecht, a cooperativa agrícola parceira reforça esse dado. A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), que celebrou 20 anos em 2020, atingiu o marco de 1.841 toneladas de alimentos produzidas por seus agricultores associados e um faturamento anual superior a R$ 19,5 milhões.
Com 354 produtores rurais cooperados, a Coopatan também selou novas parcerias comerciais com o Grupo Extra, Sam’s Club e Novo Mix na região Nordeste e apostou na inovação e tecnologia para aprimorar processos. Com o apoio da Fundação Odebrecht via projeto de inovação da Ocyan, empresa do Grupo Novonor, e consultoria da Innoscience, a Coopatan contratou startup para buscar melhorias na sua gestão.
Os bons resultados evidenciam que o modelo do cooperativismo pode dar certo quando existe o comprometimento dos associados e as condições necessárias para produção agrícola. “Mesmo em um momento de crise, nós conseguimos manter nossas entregas e isso traz confiança para a rede varejista, além de mostrar a qualidade e a força da agricultura familiar”, afirmou Juscelino Macedo, presidente da Coopatan e um dos fundadores da instituição.
Continue acompanhando os canais da Fundação Odebrecht para saber mais sobre os resultados de 2020.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!