Notícias

Fundação promove oficina de liderança para instituições parceiras

Iniciativa buscou fortalecer a capacidade de gestão das organizações

1 de agosto de 2022

Na última quarta-feira, 26, a Fundação Norberto Odebrecht promoveu o I Workshop de Liderança das instituições parceiras do PDCIS, seu Programa Social. O encontro, que aconteceu na Serra da Papuã, em Ibirapitanga (BA), reuniu integrantes das três Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia e da Organização de Conservação da Terra (OCT) para refletir sobre liderança, autoconhecimento e habilidades socioemocionais, aprimorando relações entre líderes e liderados em prol do impacto social. 

Um grupo de homens assiste a uma palestra
A oficina foi ministrada com o apoio do Instituto Planos e reuniu líderes e liderados das quatro instituições parceiras do PDCIS

Durante a oficina, que ocorreu com o apoio do Instituto Planos, os presentes participaram de dinâmicas, exercícios e debates sobre os líderes que são e que querem se tornar. Elaine Oliveira, consultora responsável pelo workshop, afirmou que muitas pessoas têm a ideia errônea de que a liderança é algo inato, que não pode ser construído.  “Esta é, sim, uma habilidade com a qual algumas pessoas nascem. Mas também é algo que pode ser desenvolvido, melhorado por quem desejar”, explicou. Durante o encontro, a consultora ressaltou a importância de características como autoconhecimento, comportamento mobilizador, visão de futuro e credibilidade para quem quer aprimorar suas habilidades de liderança.

Na visão de Rita Cardoso, diretora da Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), o evento foi um momento de autorreflexão sobre seu papel. “Ser líder é trabalhar com o desenvolvimento de seus liderados, é ter a capacidade de enxergar a longo prazo. Quem tem esse perfil alcança os resultados que deseja e gera transformação”, opinou ela. 

Já para Joaquim Cardoso, diretor da OCT, a liderança também é “o entendimento entre as pessoas de que, uma vez que há uma referência de respeito às orientações que são dadas por uma liderança, é possível gerar resultados melhores para todos os envolvidos”. Por isso, exercer a liderança não depende apenas de uma pessoa, que ‘carrega’ este status – mas também dos diálogos com cada um de seus liderados e daqueles que são impactados pelas ações promovidas.

Liderança no Terceiro Setor 

Um grupo de pessoas em círculo assiste a uma mulher falar
Habilidades socioemocionais e características de um(a) líder foram pontos de debate durante o encontro

No Terceiro Setor, no qual organizações não possuem fins lucrativos e atuam em prol de impacto social, é comum que o tema da liderança não seja uma prioridade no planejamento de OSCs e ONGs. “Infelizmente, muitas instituições não têm a capacidade financeira ou a cultura de investir em capacitação para seus líderes”, comenta Jonas Nogueira, analista de Sustentabilidade na Fundação Norberto Odebrecht. “E não olhar para dentro, para suas próprias equipes, é algo que pode impactar negativamente a transformação social e ambiental que se propõem a realizar”, diz.

Para as instituições parceiras da Fundação, porém, a liderança não é apenas uma maneira de gerir projetos e pessoas, mas também uma ferramenta de empoderamento de seus beneficiários. “A oficina buscou aprofundar um debate que já é relevante para instituições que fazem parte do PDCIS. A criação e impulsionamento de novas lideranças, por exemplo, é uma prática transversal na frente de atuação Coesão e Mobilização Social, uma das seis que compõem o Programa e que estão na essência de nossa atuação”, explica Beatriz Lepikson, responsável por P&O, Finanças e Conformidade na Fundação Norberto Odebrecht. “Além disso, realizar este workshop é dar seguimento às ações de fortalecimento institucional que promovemos para nossos parceiros desde a criação do PDCIS, em 2003”.
 

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!