Diário de Bordo

A floresta não é só a paisagem

Mais do que árvores reunidas, florestas são o equilíbrio entre os fluxos de vida: solo, água, flora, fauna, homem e […]

3 de agosto de 2015

Mais do que árvores reunidas, florestas são o equilíbrio entre os fluxos de vida: solo, água, flora, fauna, homem e seus negócios. Distribuídas por mais de 30% da superfície terrestre, elas são fonte de riqueza para a humanidade graças aos inúmeros serviços ambientais prestados ao homem. Abrigam biodiversidade, protegem o solo da erosão, acumulam substâncias orgânicas, ao mesmo tempo em que são responsáveis pelo conforto térmico e pela regulação da oferta hídrica.

O Brasil é famoso por possuir em seu território diversos tipos de florestas, dentre elas, a Mata Atlântica, onde fica situada a área de Proteção Ambiental do Pratigi. Região de atuação da Organização de Conservação da Terra (OCT), a APA do Pratigi é considerada um hotspot da biodiversidade mundial. Com o trabalho executado pela OCT, instituição integrante do PDCIS, programa da Fundação Odebrecht, o quadro de desmatamento e exploração indevida dos recursos naturais desta região está sendo modificado. Aos poucos, a população, principalmente os pequenos agricultores que nela atuam, colaboram cada vez mais com a conservação de seu habitat.

Através das orientações técnicas e projetos da OCT, que visam implantar um modelo de desenvolvimento em bases conservacionistas, as comunidades da APA do Pratigi passam a perceber que estão inseridas no contexto da floresta. Ações de reflorestamento, inserção de Sistemas Agroflorestais, apoio à certificação socioambiental aliadas a capacitações para um melhor uso e manejo dos recursos naturais, tem tornado cada agricultor um “sócio do meio ambiente”, ao mesmo tempo em que ele se torna também gestor dessa paisagem.

Fonte: OCT

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!