Diário de Bordo

Casas Familiares Rurais apoiadas pela Fundação Odebrecht estão entre as melhores do Brasil

Casa Familiar Agroflorestal e Casa Familiar Rural de Igrapiúna ficaram no top 10 pelo ranking do Enem

7 de agosto de 2015

Divulgado no dia 5 de agosto, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 apontou que a Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) e a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) ficaram entre as 10 melhores instituições privadas do país que atendem alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo. Apoiadas pela Fundação Odebrecht através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), são associações civis que criam condições favoráveis para o acesso a uma educação contextualizada, voltada para a realidade do campo com foco na formação de empresários rurais no Baixo Sul da Bahia.

Para Robson Kisaki, diretor da CFR-I, o resultado foi recebido como uma grande vitória, mas ainda há muito a ser feito pela educação dos jovens na zona rural. “Queremos nos tornar uma referência em educação do campo, reconhecidos como um modelo que melhor atende a realidade da nossa juventude. Estamos no caminho certo”, destaca. O sentimento é compartilhado pela diretora Rita Cardoso, da Cfaf. “é motivo de orgulho e um grande presente para nós. Mas ainda temos muito o que conquistar para nos consolidarmos como uma instituição de ensino reconhecida pela qualidade em educação técnica integrada ao ensino médio em florestas”, ressalta.

Sobre o destaque das escolas familiares agrícolas no ranking, o Ministro da Educação (MEC) Renato Janine Ribeiro, disse que foi surpreendido positivamente. “Não sabíamos da grandeza deste trabalho e é interessante quando uma pesquisa mostra algo inesperado, porque normalmente nos mostram confirmações do que já existe.” Segundo Janine, o MEC vai agora dar mais visibilidade e ir atrás da experiência dessas escolas para “aprender com elas”.

O Enem de 2014 foi realizado por aproximadamente 6,2 milhões de estudantes em todo o país. Os que fazem parte do ranking, divulgado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), totalizam 1,3 milhão de estudantes. Eles fizeram provas de redação, matemática, português, ciências humanas e ciências da natureza em 15.640 escolas.

Fonte: Portal EBC

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!