Diário de Bordo

O Programa PDCIS tem outros apoiadores, além dos Integrantes da Organização Odebrecht?

Para esclarecer dúvidas sobre a atuação e os projetos apoiados pela Fundação Odebrecht, você pode enviar um e-mail para fundacao@odebrecht.com […]

28 de agosto de 2015

Para esclarecer dúvidas sobre a atuação e os projetos apoiados pela Fundação Odebrecht, você pode enviar um e-mail para fundacao@odebrecht.com com a sua pergunta! 

A Integrante Michele Izawa (foto acima), Comunicação & Marketing da Odebrecht TransPort, quer saber:

“O Programa PDCIS tem outros apoiadores, além dos Integrantes da Organização Odebrecht?”

Confira abaixo a resposta!
 

O Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), coordenado pela Fundação Odebrecht, é fruto da Governança Participativa, ou seja, da atuação conjunta entre Poder Público (Governos Federal, Estadual e Municipais), iniciativa privada e sociedade civil. O foco dessa parceria, atualmente presente na região do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia, é o jovem e sua família, que representam a força produtiva e propulsora do desenvolvimento local.

Para viabilizar este apoio, o Governo atua na consolidação de políticas públicas, na garantia dos direitos fundamentais e na busca de parcerias que asseguram a aplicação dos recursos públicos em ações que atendem as necessidades e prioridades da comunidade. Empresas privadas praticam a responsabilidade social, realizando investimento social privado e transferindo tecnologia. Já as organizações da sociedade civil contribuem para o processo de desenvolvimento e crescimento integrado com sustentabilidade da região onde atuam. Atualmente, a Fundação Odebrecht conta com mais de 50 organizações parceiras, como Alstom Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),  Ministério Público da Bahia, Mitsubishi Corporation, Sebrae, Secretaria da Educação da Bahia e grandes redes varejistas e atacadistas.

Pessoas físicas também podem investir nas iniciativas que integram o Programa PDCIS. Como já fazem muitos Integrantes da Organização Odebrecht e empresas parceiras, qualquer pessoa pode contribuir, por exemplo, com o Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht, e transformar a realidade de centenas de crianças e adolescentes, financiando projetos educacionais. Existem duas formas de participar: com a doação de qualquer quantia e a partir da destinação de Imposto de Renda (IR). Na última campanha, realizada em 2014, mais de 10.000 participantes garantiram uma arrecadação superior a R$ 5,8 milhões. Além disso, é possível apoiar indiretamente o Programa PDCIS, por meio do Programa Editorial da Fundação Odebrecht – a receita obtida com a comercialização dos livros da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) é destinada ao reinvestimento de ações da Fundação.

Como negócio social da Organização Odebrecht e ciente do seu papel diferenciado dentro de uma Governança Participativa, a Fundação Odebrecht preza pela transparência e investe na segurança empresarial para garantir a confiabilidade e excelência em seus processos. Dessa maneira, a gestão de todos os recursos investidos por seus parceiros é realizada de forma efetiva e qualificada, sendo a segurança empresarial reforçada por meio de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC), oriundo de modelos existentes em grandes organizações.  Através de uma equipe especializada em processos administrativos, contábeis, financeiros, fiscais, de prestação de contas e de tecnologia da informação, são garantidos a eficiência nos procedimentos internos, que culminam em uma governança institucional reconhecida pelo mercado.

O Programa PDCIS conta com resultados impactantes, visíveis nas histórias de transformação social de seus beneficiários e nas metas e números alcançados. Só em 2015, mais de 300 jovens contam com acesso a uma educação contextualizada, por meio das Casas Familiares Rurais, e cerca de 840 agricultores familiares organizados em cooperativas faturaram mais de R$ 20 milhões, no primeiro semestre, com o cultivo e comercialização de mandioca (farinha de mesa), hortifrútis, pupunha (palmito em conserva) e aquicultura (produção de filé de peixe). A continuidade e sucesso desse modelo de desenvolvimento integrado e sustentável é possível com o apoio de seus parceiros e pela raiz de todas as ações da Fundação Odebrecht: o espírito de servir.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!