Agente do desenvolvimento
Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves promove Seminário Microrregional e comemora 13 anos de existência
2 de setembro de 2015
Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves promove Seminário Microrregional e comemora 13 anos de existência
2 de setembro de 2015
Com o objetivo de compartilhar experiências práticas sobre agricultura familiar e desenvolvimento sustentável, estudantes da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) participaram, no dia 14 de agosto, do Seminário Microrregional 2015. O evento, que marcou as comemorações pelo 13º aniversário da instituição de ensino, contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas. Entre elas, agricultores familiares, educadores, autoridades locais e parceiros das instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), da Fundação Odebrecht.
Além das interações presididas pelos jovens, palestras inspiradas no Ano Internacional dos Solos – tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2015 – foram realizadas por professores da CFR-PTN e integrantes da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan). Paulo Sousa, representante da Bahia Pesca, finalizou as apresentações falando sobre aquicultura.
“Participar do evento contribuiu para o meu desenvolvimento. Vim em busca de aprendizado prático sobre a cultura do abacaxi, pois tive problemas com pragas. Esclareci muitas dúvidas e estou voltando com soluções para aplicar na minha propriedade”, conta André Oliveira, produtor rural da região. Para o Diretor de Agricultura Familiar do município de Valença, José Velloso, a CFR-PTN se destaca como agente de desenvolvimento regional, contribuindo para a modernização agrícola. Sobre o Seminário, ressaltou: “Esse momento é muito importante, pois proporciona ao agricultor o contato com novas tecnologias, com outras instituições e produtores”.
A CFR-PTN oferece o curso com Habilitação Técnica em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, com duração de três anos. Após a formação, muitos jovens empresários rurais tornam-se associados da Coopatan para beneficiar e comercializar os produtos cultivados. As duas iniciativas fazem parte do Pacto de Governança da Fundação Odebrecht através do Programa PDCIS.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!