Somos uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 1965 por Norberto Odebrecht e mantida pela Novonor S.A.
Atuamos para impulsionar organizações sociais, empresas e pessoas rumo à construção de um futuro sustentável. Realizamos este objetivo ao multiplicar soluções de impacto socioambiental, coordenando tecnologias e administrando recursos não reembolsáveis para promover a sustentabilidade.
Nosso trabalho se concentra em três frentes: a execução de Programas e Projetos; a realização de Consultoria Técnica e a Produção de Conhecimento sobre nossas causas.
Com estas ações, promovemos nosso compromisso ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês) e contribuímos, a nível local, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Educar para impactar vidas que transformam o amanhã.
Sermos reconhecidos por multiplicar soluções de impacto socioambiental para a construção de um futuro sustentável.

Confiamos no potencial de cada ser humano

Temos foco na satisfação dos nossos clientes

Promovemos o desenvolvimento sustentável

Nossas ações beneficiam a sociedade

Priorizamos a inovação e a criatividade

Somos diversos e inclusivos

Praticamos a delegação planejada

Somos éticos, íntegros e transparentes

Atuamos com espirito de servir
Nosso Fundador
Norberto Odebrecht foi um empresário, engenheiro civil e filantropo brasileiro. Um dos maiores nomes do país no ramo da construção, foi além de sua profissão: dedicado ao desenvolvimento das pessoas, criou a Fundação para contribuir com a solução de problemas estruturais que geram a pobreza e a desigualdade. Nascido em 1920, em Recife (PE), Norberto construiu a partir da Bahia seu grupo empresarial e seu legado, imortalizado nas obras que escreveu.

Prêmios e Reconhecimentos









Equipe

Nascemos com o nome de Fundação Emílio Odebrecht (FEO), em homenagem ao pai do nosso fundador. À época, nossa razão de existir era prover os integrantes da Construtora Norberto Odebrecht (CNO) com os benefícios que a Previdência Social não abrangia, como assistência médica, odontológica, farmacêutica, educacional e recreativa.

A Novonor, então Odebrecht S.A., chegou ao número de 20 mil integrantes. Esse crescimento também nos estimulou: instituímos as chamadas “unidades descentralizadas”, que levavam benefícios aos canteiros de obras que a construtora começava a implementar pelo Brasil. Os centros de apoio ofereciam, entre outros suportes, atendimento médico e cursos de alfabetização.

Passamos a nos dedicar ao trabalhador brasileiro e a sua família, com programas de ações socioculturais, como debates, bolsas de pesquisa e prêmios, marco considerado como a primeira grande virada em nossa atuação. Naquele ano, lançamos o Prêmio Fundação Emílio Odebrecht, fruto de um convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Assumimos um novo foco de atuação: a educação do adolescente, tendo o objetivo de formar pessoas responsáveis, conscientes e participativas e estimular o protagonismo juvenil.

A partir de 1990, apoiamos a publicação de diversos livros relacionados a adolescência e ao protagonismo juvenil. Nesse período, participamos de importantes discussões e contribuímos ativamente para a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o que confirmava nosso direcionamento para a educação de jovens e seu protagonismo.

Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançamos a campanha “Só a escola corrige o Brasil”, que estimulava o debate sobre educação no país. A peça publicitária foi assistida por mais de 146 milhões de telespectadores.

Assumimos um novo nome: Fundação Odebrecht. Nesse ano, também lançamos a campanha “O adolescente por uma escola melhor”, que premiou as melhores propostas apresentadas por 2.850 jovens de 13 a 18 anos, de 422 municípios, em 19 estados brasileiros.

Apoiamos o Pacto do Sítio do Descobrimento pela Educação, programa que visava a mobilização e articulação de ações com o objetivo de garantir a entrada, permanência e sucesso das crianças e adolescentes nas escolas em municípios baianos.

Centramos nossa atuação na região Nordeste, passando a integrar o programa “Aliança com o Adolescente pelo Desenvolvimento Sustentável no Nordeste”. Concluído em 2004 com a criação do Instituto Aliança, a iniciativa era fruto da parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Fundação Kellogg e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em mais uma virada importante em nossa história, definimos como foco de atuação a promoção do desenvolvimento territorial sustentável. Criamos o PDCIS, nosso Programa Social, uma tecnologia social que fortalece a agricultura familiar, respeitando a vocação das comunidades beneficiadas para alavancar crescimento econômico com inclusão e sustentabilidade.

Foi criado o Tributo ao Futuro, campanha que capta doações para as escolas rurais parceiras do PDCIS e se tornou uma importante iniciativa de mobilização de recursos dentro e fora do Grupo Novonor.

Conquistamos o 2º Prêmio ODM Brasil, da Secretaria-Geral da Presidência da República, concedido a projetos que contribuem com resultados efetivos para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Nosso Programa Social, o PDCIS, foi reconhecido com o Prêmio ao Serviço Público das Nações Unidas na categoria “Melhorando a Participação Cidadã nos Processos de Decisões Públicas através de Mecanismos Inovadores”.

Nosso fundador, Norberto Odebrecht, faleceu em julho daquele ano. Seguimos com o compromisso de manter vivo seu legado, dando continuidade e expandido o PDCIS, desejos registrados por Norberto em testamento.

A celebração de nossos 50 anos renderam uma intensa campanha de comunicação, que foi vencedora da etapa regional Norte e Nordeste do 42º Prêmio Aberje, na categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial.

Promovemos uma avaliação inédita dos impactos do PDCIS a partir de uma metodologia com robustez científica. O estudo revelou a geração de impactos sociais, econômicos e ambientais significativos na vida dos beneficiários.

A campanha Tributo ao Futuro completou 15 anos. Também em 2019, conquistamos o selo ONG Transparente, reconhecimento que atesta a transparência das informações que prestamos na Internet, destacando nosso compromisso com uma atuação ética e íntegra.

Desenvolvemos a sistematização de nossa tecnologia social, o PDCIS, em uma publicação inédita para o Terceiro Setor. Com o lançamento, realizado no mesmo ano em que Norberto Odebrecht faria 100 anos, iniciamos o processo de expansão de nossa atuação.

Passamos a nos chamar Fundação Norberto Odebrecht, reafirmando assim a continuidade do legado de nosso fundador. Também em 2021, lançamos a série Diálogos de Impacto, iniciativa que reúne convidados para debater temas ligados à sustentabilidade, ESG, impacto social e cultura da doação.

Fomos eleitos a melhor ONG da Bahia e uma das 100 melhores ONGs do país pelo Prêmio Melhores ONGs 2022, iniciativa do Instituto Doar em parceria com O Mundo Que Queremos. No mesmo ano, demos início à implementação do PDCIS no distrito do Sana, comunidade rural de Macaé, Rio de Janeiro.

O PDCIS completou duas décadas de transformação social. Para marcar a data, fizemos uma campanha especial e um evento no Baixo Sul da Bahia, mobilizando toda Governança Participativa do Programa. O tema escolhido para as ações foi o Cordel, dando destaque à cultura nordestina. O ano marcou ainda grandes reconhecimentos: recebemos os selos Great Place to Work, Doar A+ e da Diversidade Étnico-Racial, além de termos ficado mais uma vez entre as 100 melhores ONGs do país.
Adélcio Menezes
Parcerias Sociais
Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialista em Gestão Pública e graduado em Administração e Filosofia, Adélcio possui expertise em Elaboração de Projetos, Mobilização de Recursos, Parcerias Sociais, relacionamento com Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCAs) e demais atores da sociedade civil e setor público.
Atualmente, é responsável pela área de Parcerias Sociais da Fundação Norberto Odebrecht.
Entre em
Contato com
a Fundação
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!