Benefícios do consumo de banana
Conheça mais sobre as variedades desta fruta e aprenda uma deliciosa receita de bolo
27 de outubro de 2014
Conheça mais sobre as variedades desta fruta e aprenda uma deliciosa receita de bolo
27 de outubro de 2014
De origem asiática, a banana é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros e contém três açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose. Conhecida pelo alto teor de cálcio e potássio, o seu consumo eleva a energia e, por isso, é um dos alimentos preferidos dos esportistas.
Banana-da-terra, maçã, prata e nanica são algumas das variedades existentes. Todas são ricas em fibras e sais minerais, além das vitaminas A, B1, B2 e C. “Atua ainda como calmante intestinal, melhorando a circulação sanguínea e a pressão arterial. Por ser uma fruta pobre em calorias, tem baixo índice glicêmico”, completa a nutricionista Andrea Calazans.
De acordo com a especialista, o consumo da banana é essencial para o combate a doenças como anemia, pela quantidade de ferro que contém. “Trata-se de um alimento com carboidratos, que fornece energia de forma rápida ao organismo e também em potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos”, diz Andrea.
Nos supermercados, a fruta pode ser encontrada praticamente o ano todo e é um ingrediente que compõe uma variedade de pratos doces e salgados. O tipo ideal para cozinhar, assar ou fritar é a banana-da-terra, que tem maior quantidade de vitaminas A e C.
Na Bahia, associados da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) fornecem 220 toneladas de bananas por mês. Toda a produção é comercializada pela Coopatan para grandes redes varejistas.
Em 2012, a implantação da Unidade de Pré-Beneficiamento de Frutas potencializou a conservação e o escoamento de cultivos como banana, aipim e abacaxi. Desde o mês de abril de 2014, a Cooperativa passou também a vender bananas descascadas. O produto tem se firmado como mais uma fonte de renda para os cooperados. “Cada negócio que se inicia gera novas oportunidades e potencializa a sustentabilidade, criando um ambiente de desenvolvimento para a região”, pontua Juscelino Macedo, Coordenador do Negócio Mandioca e Fruticultura.
A Coopatan está inserida no Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht e parceiros públicos e privados.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!