Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves iniciará produção de biogás
Estudos foram realizados para atestar viabilidade do projeto e unidades de fabricação já começaram a ser construídas
5 de março de 2010
Estudos foram realizados para atestar viabilidade do projeto e unidades de fabricação já começaram a ser construídas
5 de março de 2010
A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) está focando seu Programa de Ação 2010 em iniciativas que buscam contribuir com o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Uma delas é a instalação de unidades para produção de biogás. A construção das duas primeiras já teve início e deve ser concluída até o mês de maio. A previsão é de que dez centros de fabricação sejam criados.
Foram realizados estudos que comprovaram a viabilidade do projeto. O biogás será produzido a partir de lixo orgânico, como resíduos de animais e manipueira – líquido residual gerado na prensagem da massa ralada de mandioca. Os resíduos gerados pela fabricação do gás serão convertidos em biofertilizantes para a lavoura, o que resultará em economia para a CFR-PTN, uma vez que a compra de fertilizantes será reduzida. “As unidades de produção de biogás poderão ser instaladas nas propriedades dos jovens, reduzindo custos e aumentando a qualidade de vida dos seus familiares”, assegura Juscelino Macedo, Diretor Executivo da Casa.
O gás será utilizado na cozinha do refeitório da CFR-PTN e o excedente será vendido, por meio de uma parceria, para a Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves, que atualmente usa lenha de fruteiras decadentes em sua unidade de beneficiamento.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!