Casas Familiares iniciam ano letivo
Mais de 100 novos alunos deram o primeiro passo para se tornarem técnicos nas instituições de ensino apoiadas pela Fundação Odebrecht
6 de fevereiro de 2016
Mais de 100 novos alunos deram o primeiro passo para se tornarem técnicos nas instituições de ensino apoiadas pela Fundação Odebrecht
6 de fevereiro de 2016
A semana de 18 a 22 de janeiro marcou o início do ano letivo para mais de 100 novos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio das Casas Familiares Agroflorestal (Cfaf), Rural de Igrapiúna (CFR-I) e Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), apoiadas pela Fundação Odebrecht através do Programa PDCIS. Na bagagem, além de outros sentimentos, eles traziam a expectativa de vivenciarem uma nova jornada e a vontade de se tornarem agentes de transformação do próprio destino e das suas comunidades. Comum às três instituições, o tema “Nossa Realidade” foi trabalhado por meio de dinâmicas e atividades em sala.
Na Cfaf, a turma do 1º ano do Curso Técnico em Florestas foi recepcionada pela Diretora Rita Cardoso, a equipe pedagógica, colaboradores e ex-alunos. “Meu sonho se tornou realidade. Estou com muitas expectativas, porque hoje sei que faço parte de uma das melhores escolas do Baixo Sul da Bahia”, relatou a jovem Eliane Lopes, da comunidade da Beira do Rio, município de Teolândia. Para o monitor Admilson Sacramento, cada nova turma traz para a Instituição o desafio e o compromisso em continuar promovendo uma educação de qualidade. “Visamos à transformação da juventude rural. Um reconhecimento visível na abrangência que a Casa atende hoje”, ressaltou. Os novos alunos são oriundos de 19 comunidades, dos municípios baianos de Nilo Peçanha, Taperoá, Piraí do Norte, Camamu, Igrapiúna, Ituberá e Teolândia.
Acompanhados dos pais e responsáveis, os jovens do 1º ano do Curso Técnico em Agronegócio da CFR-I começaram as primeiras atividades em sala de aula com palestra sobre a importância da agricultura familiar, ministrada pela Secretária de Agricultura de Igrapiúna, Ivana Borges, e aulas práticas na Unidade Demonstrativa de Pupunha. Mergulharam ainda no universo do Programa PDCIS por meio de publicações como a cartilha “Entendendo o PDCIS” e a edição especial de 50 anos da Fundação Odebrecht. Em meio a tantas novidades, os recém-chegados externaram suas impressões, a exemplo de Josenilton Santos, da comunidade Jacarandá, de Piraí do Norte. “Em poucos dias, aprendi muitas coisas sobre minha própria realidade, as culturas da nossa região e a preservação do meio ambiente”, destacou. A turma reúne jovens de 14 a 17 anos, de cinco municípios e 24 comunidades.
Na CFR-PTN, os alunos do Curso Técnico em Agropecuária foram recepcionados pela equipe pedagógica e por lideranças da região, como o prefeito de Presidente Tancredo Neves, Balbino Mota, o Secretário de Agricultura, José Neto e representantes da Secretaria de Educação e do Conselho Tutelar do município. Segundo o monitor Anderson Santos, além de ser um momento de aprendizado, a aula inaugural proporciona a troca de experiências culturais, de trabalho e de estudo. “Isso fortalece o processo de formação e qualificação profissional voltada à realidade dos agricultores”, relata. Para o aluno Vinicius Pereira, a palestra sobre a importância do cultivo de leguminosas chamou a sua atenção. “Alimentou ainda mais nosso desejo em nos tornarmos empresários rurais”, disse.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!