CFAF é selecionada por edital de inovação da Embrapa
Organização parceira da Fundação começará projeto de inovação em fruticultura ainda em 2021
18 de agosto de 2021
Organização parceira da Fundação começará projeto de inovação em fruticultura ainda em 2021
18 de agosto de 2021
Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Casa Familiar Agroflorestal (CFAF) vai permitir a realização de um programa de inovação em fruticultura no Baixo Sul da Bahia. O Inovafrut, como é chamado, é um edital que selecionou 30 propostas de empresas e instituições de todo o país para desenvolver soluções tecnológicas. Com a CFAF, uma das organizações escolhidas, o projeto irá pesquisar técnicas e tecnologias para o agrodiversificação e cultivo sustentável e, assim, gerar soluções inovadoras para que agricultores familiares da região do Baixo Sul da Bahia tenham sucesso em seus Sistemas Agroflorestais (SAFs) tipo ‘cabruca’. A expectativa é que as atividades da iniciativa tenham início até o fim deste ano.
“Além de promover inovação tecnológica, [o Inovafrut] vai beneficiar e ampliar a produção agrícola familiar”, explica Rita Cardoso, diretora da Casa Familar Agroflorestal.
O Inovafrut acontecerá a partir da implantação de portas enxertos de citrus – como laranjas ou limãos – e introdução de boas práticas agrícolas em propriedades rurais das famílias de jovens que estudam na CFAF. Depois, serão feitas análises para averiguar, por exemplo, quais foram as frutas que melhor se adaptaram ao clima ou quais SAFs conseguiram conservar melhor a qualidade do solo. Além de levar os portas enxertos e apoiar nas boas práticas para lidar com a terra, os técnicos da Embrapa Mandioca e Fruticultura irão realizar oficinas para capacitar as comunidades sobre o que está sendo pesquisado. É o que explica Rita Cardoso, diretora da Casa Familiar Agroflorestal: “a intenção é que os resultados gerados sejam compartilhados com os jovens, que vão repassar este conhecimento”. Assim, será possível gerar “oportunidades de renda, com a comercialização do excedente de produto e de mudas, por exemplo. [O Inovafrut], além de promover inovação tecnológica, vai beneficiar e ampliar a produção agrícola familiar”, diz ela.
A iniciativa é uma extensão de um projeto já existente, também realizado a partir de uma parceria entre a Embrapa e a CFAF: o Projeto Biodiverso, realizado entre 2017 e 2019, que também buscou encontrar soluções tecnológicas baseadas na biodiversidade para SAFs familiares da região do Baixo Sul da Bahia. Ele foi uma das 59 tecnologias sociais certificadas, neste ano, pela Fundação Banco do Brasil. Para Rita Cardoso, a realização dos projetos e a ampliação da parceria entre Embrapa e CFAF devem ser comemoradas. “Nossa parceria se fortaleceu e cresceu mais ainda. O Biodiverso é um projeto bem consolidado, que vai ser expandido agora com o Inovafrut. Será possível desenvolver as comunidades com tecnologias para diversificação da propriedade e promover inovação tecnológica”, explica.
A Casa Familiar Agroflorestal é parceira da Fundação Norberto Odebrecht na realização do PDCIS, Programa Social com impactos comprovados que possui mais de 15 anos de história. Conheça os resultados alcançados pelo Programa aqui.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!