Colégio Estadual Casa Jovem recebe Selo Escola Solidária
Instituto Faça Parte reconhece projeto que promove integração comunitária e incentivo à leitura
19 de janeiro de 2010
Instituto Faça Parte reconhece projeto que promove integração comunitária e incentivo à leitura
19 de janeiro de 2010
O Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ), localizado no município de Igrapiúna, foi o único centro educacional do Baixo Sul da Bahia a receber, em 2009, o “Selo Escola Solidária”. Esta certificação busca reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade.
Para conseguir este título o CECJ inscreveu o Projeto de Integração Comunitária, iniciativa coordenada por líderes de associações locais e de comunidades quilombolas. São realizadas oficinas de resgate da cultura de remanescentes de quilombos, apresentações de teatro e música percussiva com utilização de materiais reciclados, além dos Círculos de Leitura – metodologia que permite o desenvolvimento do gosto pela leitura, capacidade de escrita, expressão, contextualização e reflexão a respeito de princípios e valores essenciais à formação de cidadãos e jovens lideranças.
Segundo o Diretor do Colégio, Francisco Nascimento, o selo trouxe alguns benefícios, como a elevação da autoestima dos estudantes e equipe pedagógica, já que passaram a fazer parte de um grupo seleto de instituições de ensino com ações solidárias atestadas. “Além de reconhecerem a importância do Círculo de Leitura no seu desenvolvimento pessoal e melhoria do desempenho escolar, esta certificação despertou o interesse dos educandos nas atividades escolares de cunho comunitário”, acrescentou.
O Selo Escola Solidária foi idealizado pelo Instituto Faça Parte, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com a certificação procura-se, também, propiciar a troca de experiências e articulações entre as instituições selecionadas e incentivar a prática de voluntariado educativo como ferramenta formativa. Em suas três edições foram reconhecidas 20.548 escolas de todos os Estados brasileiros.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!