Como se dá a parceria entre as Casas Familiares e as Cooperativas integradas ao PDCIS?
Reinaldo Oliveira, P&O da Odebrecht Infraestrutura México, quer saber!
14 de dezembro de 2015
Reinaldo Oliveira, P&O da Odebrecht Infraestrutura México, quer saber!
14 de dezembro de 2015
Para esclarecer dúvidas sobre a atuação e os projetos apoiados pela Fundação Odebrecht, você pode enviar um e-mail para fundacao@odebrecht.com com a sua pergunta!
O Integrante Reinaldo Oliveira, P&O da Odebrecht Infraestrutura México, quer saber:
“Como se dá a parceria entre as Casas Familiares e as Cooperativas integradas ao PDCIS?”
Confira abaixo a resposta!
No Baixo Sul da Bahia, Casas Familiares e Cooperativas Estratégicas integram as vertentes humana e produtiva do PDCIS – Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade, da Fundação Odebrecht. As Casas são associações civis que oferecem uma educação voltada para a realidade do campo. Em 2015, mais de 935 jovens foram formados ou passaram por formação. Já as cooperativas, que agregam mais 820 agricultores e aquicultores familiares, são responsáveis pelo cultivo de abacaxi, banana, aipim, mandioca, peixe e palmito.
O desafio do Programa PDCIS é ser um modelo de desenvolvimento de forma socioeconômica e ambientalmente sustentável, fixando os jovens na zona rural, integrados a suas famílias e comunidades. Para que isso ocorra na prática, a sinergia entre educação e trabalho é fundamental: adolescentes têm acesso a uma formação contextualizada e tornam-se empresários rurais, tendo a oportunidade de associarem-se a cooperativas para benefício e comercialização de seus produtos e geração de renda. Tudo isso com a consciência cidadã e respeito ao meio ambiente.
Até junho de 2015, mais de 100 alunos e ex-alunos tornaram-se cooperados. Com isso, mais de 20% de todos os associados, agricultores familiares, são oriundos das Casas Familiares. Resultado fruto também de investimentos realizados nos projetos produtivos desenvolvidos pelos jovens, que iniciam suas próprias práticas produtivas como atividades que compõem a formação. é também na instituição de ensino que eles têm a primeira experiência em administrar recursos, despertando o interesse pelo negócio agrícola, com reais retornos financeiros.
Nas quatro Casas Familiares que fazem parte do Programa PDCIS, estudantes recebem a formação técnica em agropecuária, agronegócio, florestas ou aquicultura. Com estudos qualificados e parceria com centros de pesquisa como a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, os jovens desenvolvem tecnologias científicas e repassam novas técnicas – a exemplo do controle de pragas e manejo do solo – a benefício dos produtores das cooperativas, garantindo maior qualidade e produtividade aos cultivos. Além disso, alguns dos alunos egressos das instituições de ensino tornam-se assistentes educadores nessas associações, atuando como multiplicadores do conhecimento adquirido na formação.
Casas Familiares e Cooperativas contam com recursos oriundos de diversos parceiros sociais. São empresas como o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que apoia em questões de infraestrutura, e grandes redes varejistas, como o Walmart, ligada diretamente às cooperativas. Como investidores das Casas Familiares estão, entre outros, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a Mitsubishi Corporation. Interligadas em ações de educação e geração de trabalho e renda, essas instituições trabalham em parceria para o desenvolvimento sustentável, criando oportunidades para que as pessoas evoluam e sejam donas do seu próprio destino.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!