Diário de Bordo

Conselhos fortalecidos

Fundação Odebrecht realiza capacitação com mais de 50 Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente da região do Baixo Sul da Bahia

27 de outubro de 2017

Em Presidente Tancredo Neves, a capacitação ocorreu no dia 18 de outubro

Mais de 50 Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente da região do Baixo Sul da Bahia participaram, nos dias 18 e 19 de outubro, de capacitação promovida pela Fundação Odebrecht. Os eventos, realizados nas cidades baianas de Presidente Tancredo Neves e Ituberá, trataram de temas como os marcos legais e históricos de proteção à infância no Brasil, leis e regulamentações dos Fundos da Infância e do Adolescente – meios pelos quais os recursos captados via Tributo ao Futuro – Novas Gerações, da Fundação, são repassados aos projetos voltados para a promoção e defesa dos direitos da criança e adolescentes.

“Fui designada como conselheira e precisava de qualificação. Estando aqui, aprendo mais sobre o meu papel, além de me integrar e poder trocar experiências com colegas de outros territórios”, afirmou a pedagoga Gilmara de Jesus, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (CMDCA) de Ituberá. Para a assistente social Cristiani Porto, representante do Conselho Municipal de Assistência Social de Nilo Peçanha, eventos como esse fortalecem a atuação dos envolvidos. “Tivemos três conselhos presentes no mesmo espaço, falando das competências e deveres de cada uma das partes. Isso será muito importante nas ações de acompanhamento dos CMDCAs”, disse.

“Essa é uma ação que promove uma grande articulação regional para pensar nas estratégias de um planejamento de ações na defesa dos direitos da criança e do adolescente”, disse a Consultora em Políticas Públicas para a Infância e Adolescência Ana Elizabeth Gomes, que ministrou as formações. Segundo Denise Plácido, que integra a equipe do Tributo ao Futuro – Novas Gerações na Fundação Odebrecht, o momento foi de grande crescimento e também de aproximação. “Queremos estar cada vez mais perto dos Conselhos, fomentando o aprendizado e revisões de assuntos que fazem parte da atuação deste público, que é tão relevante para as comunidades”, ressaltou.

Evento também ocorreu em Ituberá (BA)

Sobre o Tributo ao Futuro – Novas Gerações

A iniciativa é uma grande mobilização que acontece dentro e fora do Grupo Odebrecht e funciona como importante fonte de captação de recursos para execução de Projetos Educacionais voltados para crianças e adolescentes. O objetivo é viabilizar o acesso a uma educação contextualizada, onde eles têm condições de desenvolver-se integralmente como Seres Humanos, contribuindo para a Transformação Social de suas comunidades e das futuras gerações.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!