Diário de Bordo

Conservação Produtiva

Tema permeou o quarto módulo de curso realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento

2 de dezembro de 2016

Os participantes puderam observar e realizar o preparo de compostos orgânicos e visitaram áreas do grupo de Agricultores Multiplicadores de Agricultura Sustentável (AMAS)

Mais uma etapa do curso “Planejamento da Paisagem: Gestão de pequenas propriedades rurais e práticas agrícolas sustentáveis” aconteceu no Núcleo Papuã, em Ibirapitanga (BA). Desta vez, as duas turmas se reuniram entre os dias 3 e 11 de novembro para a realização do quarto módulo, que teve como tema “Conservação Produtiva I”. Eduardo Mamédio, Coordenador de Projetos na Organização de Conservação da Terra (OCT), e Hércules Saar, consultor da OCT, ministraram as aulas.

Segundo Mamédio, o objetivo foi o de aprimorar os conhecimentos sobre o manejo agrícola de baixo impacto para a utilização sustentável dos recursos naturais. “O módulo foi construído na perspectiva de trocarmos experiências e apresentarmos diferentes técnicas de conservação de solo e água, já utilizadas pelos agricultores apoiados pela OCT, no intuito de estimularmos a adoção dessas boas práticas por outros pequenos produtores atendidos”, disse.

Na formação, os participantes puderam observar e realizar o preparo de compostos orgânicos, além de visitar áreas do grupo de Agricultores Multiplicadores de Agricultura Sustentável (AMAS), onde acompanharam a realização de práticas de manejo de Sistemas Agroflorestais (SAF) e de conservação do solo. Anacleto Ferreira da Silva, um dos 20 produtores do AMAS, falou sobre a satisfação em receber os cursistas e repassar conhecimentos. “Enquanto eu puder trabalhar e zelar pela minha área, eu farei. Estou muito feliz em poder passar o que sei para cada vez mais pessoas e também por aprender”, afirmou.

Para Dorival Moraes, Monitor da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) e participante do curso, a experiência vivenciada neste módulo foi única. “Vimos na prática os efeitos reais das técnicas que aprendemos. Temos a oportunidade de comprovar a veracidade e eficiência desse processo, além da importância para a sustentabilidade, o agricultor familiar e o planeta”. OCT e CFR-I são apoiadas pela Fundação Odebrecht através do Programa PDCIS.

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!