Notícias

Coopatan começa a comercializar abacate

O objetivo da cooperativa é diversificar cada vez mais os produtos, além de apoiar os cooperados na venda de todos os seus cultivos

2 de abril de 2018

No município de Presidente Tancredo Neves, na região do Baixo Sul da Bahia, é comum encontrar, dentro de uma mesma propriedade rural, cultivos de aipim, mandioca, banana… E também abacate. Para aproveitar cada vez mais os frutos produzidos pelos agricultores associados, assim como aumentar a diversidade de produtos comercializados, a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), começou, em 2018, a vender também o abacate in natura.

Para Ednalva Lima, produtora rural e Presidente da Coopatan, entre as principais conquistas em trabalhar com essa nova cultura está a valorização de mais produtos colhidos pelos cooperados em suas propriedades. “Para mim, é uma grande satisfação estar comercializando o abacate, pois está contribuindo com a melhoria de qualidade de vida de várias famílias, que já produziam e, por não consumir ou vender, acabavam perdendo”, comemorou.

Atualmente, 26 agricultores entre os 280 associados à cooperativa plantam esse cultivo em suas propriedades, que leva, em média, três anos para ser colhido. Até agora, já foram produzidos 19 mil quilos, vendidos na rede varejista Walmart. “Como é um fruto de safra, a expectativa é que até o final dessa colheita sejam comercializados cerca de 57 mil quilos de abacate”, esclareceu Ailton Pereira, Diretor Executivo da Coopatan. Hoje, a Coopatan trabalha com mais de 10 produtos diferentes, como farinha de mandioca e goma de tapioca, além de hortifrúti. A ideia é aumentar essa variedade cada vez mais, sempre a partir do que os cooperados já têm suas propriedades, mas não aproveitam para a venda. Para os próximos meses, o objetivo é também vender fruta pão e jaca.

A Coopatan é apoiada pela Fundação Odebrecht através do Programada de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS).

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!