Notícias

Curso de capacitação beneficiará educadores do Baixo Sul

Prefeituras municipais e Odebrecht levam curso de capacitação da Labor para 10 municípios do Baixo Sul da Bahia.

28 de setembro de 2006

Professores da rede municipal de 10 municípios do Baixo Sul da Bahia serão beneficiados, a partir de outubro, com o curso de capacitação da Associação Educacional Labor. Ao todo, 250 docentes efetivos de escolas públicas e mais 20 agentes multiplicadores serão formados através do programa.

A Labor é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1992 que tem por missão investigar, elaborar e propor alternativas pedagógicas, instrumentalizando educadores a serem co-autores de um ensino mais eficaz para as crianças e adolescentes em risco de exclusão escolar.

O projeto que será aplicado no Baixo Sul beneficiará professores dos municípios de Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Cairu, Nilo Peçanha, Ituberá, Piraí do Norte, Igrapiúna, Camamu, Ibirapitanga e Maraú. O curso terá a duração de 20 meses e será desenvolvido em dois pólos: Taperoá e Camamu. Cada município selecionará 25 professores e 2 agentes para a capacitação.

A Organização Odebrecht investirá R$ 197.420,00 em ações de orientação, planejamento, infra-estrutura, hospedagem e material didático para o curso. As 10 prefeituras, em contrapartida, disponibilizarão R$ 216.000,00.

O curso busca desenvolver no docente práticas pedagógicas que melhorem a qualidade do ensino e valorizem a participação dos educandos e de suas famílias no processo educativo, ressaltando a importância de um melhor conhecimento entre alunos, professores e comunidade para uma ação integrada.

“O apoio pedagógico criará condições para que os professores elaborem seus próprios projetos com foco no aluno e em sua realidade”, explica Wolgrand Ribeiro, apoio técnico da Fundação Odebrecht na Câmara Técnica de Educação da Amubs (Associação de Municípios do Baixo Sul da Bahia).  “O professor será convidado a identificar e aprofundar uma reflexão sobre as necessidades de seus alunos, assim como suas dificuldades e desafios, buscando possíveis causas e soluções”.

Através dos multiplicadores, a idéia é que esse processo se estenda às demais escolas interessadas, mas não contempladas neste primeiro momento. “O diferencial deste curso é que ele é feito dentro da sala de aula desses professores, sem perder, portanto, a sua realidade local”, conclui Wolgrand.

Sobre a Labor: https://www.labor.org.br


Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!