De olho na transformação social
Em abril, representantes de instituições nacionais e internacionais, a exemplo da PEMEX México, mergulharam no universo do PDCIS e trocaram experiências com beneficiários do programa
30 de abril de 2015
Em abril, representantes de instituições nacionais e internacionais, a exemplo da PEMEX México, mergulharam no universo do PDCIS e trocaram experiências com beneficiários do programa
30 de abril de 2015
Desde 2003, diversos parceiros e instituições nacionais e internacionais visitam os projetos que fazem parte do Pacto de Governança do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), apoiado pela Fundação Odebrecht e parceiros público e privados. Durante os encontros, os visitantes têm a oportunidade de ouvir as histórias dos jovens das Casas Familiares Rurais, por meio de depoimentos sobre suas experiências nas instituições de ensino, acompanhar os processos que envolvem o beneficiamento dos produtos comercializados pelas cooperativas e saber mais sobre os trabalhos de estimulo à prática de cidadania e da conservação dos recursos naturais.
Neste mês de abril, cinco empresas mergulharam no universo do PDCIS, a exemplo da PEMEX México, e trocaram experiências com os beneficiários do programa. Confira como foram as agendas:
07 e 08 de abril: integrantes da Click Interativo, empresa parceira da Fundação Odebrecht, conheceram as instalações das Casas Familiares Rurais de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), Igrapiúna (CFR-I) e Agroflorestal (Cfaf) e conversaram com os alunos do 2º ano de formação, em momentos de aulas teóricas e práticas. Também visitaram as cooperativas de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) e dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), além do Instituto Direito e Cidadania (IDC). Na Serra da Papuã, souberam um pouco mais sobre a atuação da Organização de Conservação da Terra (OCT) em defesa dos recursos naturais.
09 de abril: cerca de 15 integrantes da Odebrecht Corretora de Seguros (OCS) estiveram em Presidente Tancredo Neves e viram de perto o dia-a-dia dos estudantes da CFR-PTN e dos trabalhadores da indústria da Coopatan. Na instituição de ensino, em bate papo com a Diretora Executiva do IDC, Celeste Pereira, puderam entender a atuação da entidade, que contribui para o desenvolvimento da vida cidadã por intermédio da democratização do acesso à justiça e da educação para a cidadania.
Alessandra Seixas, Integrante da OCS, mostrou sua admiração ao conhecer os projetos e destacou a importância de ser o jovem a raiz da transformação social. “Este foco é fundamental pois os jovens passam pelo momento de desenvolvimento e formação. Eles tornam-se referência e levam um desafio pra si, disseminando isso nas suas famílias e comunidades”, afirmou.
14 de abril: Integrantes da área de Logística da Braskem viajaram até o Baixo Sul da Bahia e vivenciarem a realidade de jovens e agricultores familiares por meio de duas instituições: a CFR-PTN e a Coopatan. Na instituição de ensino, um dos pontos altos foi a ida ao Campo Demonstrativo de Mandioca e Fruticultura (CDTMF) da Embrapa, que possibilita pesquisas e o aprimoramento de diversas culturas pelos estudantes.
16 e 17 de abril: nestes dias, representantes da PEMEX México, acompanhados de integrantes da Odebrecht México, estiveram no Edifício Sede da Odebrecht em Salvador para conhecer o escopo de atuação da Fundação, focada em projetos de educação, geração de trabalho e renda, com cidadania e respeito ao meio ambiente. No Baixo Sul, estiveram com os beneficiários dos projetos do PDCIS e perceberam na prática como é conduzida essa tecnologia social, capaz de ser adaptada e ajustada em outros contextos.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!