Disciplina, gerando Respeito e consolidando a Confiança
Confira os principais marcos na história do engenheiro e empresário Norberto Odebrecht
17 de julho de 2014
Confira os principais marcos na história do engenheiro e empresário Norberto Odebrecht
17 de julho de 2014
No dia 9 de outubro de 1920, nascia, na cidade de Recife, capital Pernambucana, Norberto Odebrecht. Filho de Emílio Odebrecht e Hertha, aos cinco anos de idade chegou a Salvador (BA), local identificado por sua família como promissor para o mercado da construção civil. Ensinamentos importantes e valiosos para sua vida e carreira, como o valor da prática de servir, da ética e da disciplina, foram passados por seus pais e pelo pastor Otto Arnold, seu preceptor.
Aos 14 anos, começou a trabalhar nas oficinas da empresa do pai, a Emílio Odebrecht & Cia, onde conviveu e aprendeu com mestres de obras e operários. Aos 18, ingressou no curso de Engenharia da Escola Politécnica de Salvador e, três anos depois, assumiu a direção da companhia. Teve que conciliar trabalho, estudos e uma convocação para o serviço militar. Ainda assim, concluiu a faculdade em 1943.
Em agosto de 1944, fundou a Construtora Norberto Odebrecht e passou a atuar plenamente como empresário. Ao longo dos anos, firmou parcerias que abriram caminhos para operar em outros estados do Nordeste. Durante os anos 60, Norberto expandiu e nacionalizou a construtora, diversificou sua atuação na década seguinte e iniciou a internacionalização de seus negócios.
Simultaneamente às tarefas de Presidente, em 1965 criou a Fundação Odebrecht, que atualmente apoia projetos de desenvolvimento social no Baixo Sul da Bahia. Além disso, em 1968, deu início à sistematização de seu conhecimento adquirido, publicando diversos livros: “De que Necessitamos” (1968), “Pontos de Referência” (1970), “Sobreviver, Crescer e Perpetuar” (1983), “Educação pelo Trabalho” (1991). A obra “Sobreviver, Crescer e Perpetuar” sistematizou a chamada Tecnologia Empresarial Odebrecht, com os princípios, conceitos e critérios adotados pela Organização em sua atuação.
Em 1991, Norberto passou a Presidência da Odebrecht S.A. ao filho Emílio Odebrecht. O Fundador da Organização se tornou então presidente do Conselho de Administração, cargo que mais adiante, em 1998, o filho Emílio assumiu. Desde então, era o Presidente de Honra da Odebrecht S.A., além de Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e membro da Academia Nacional de Engenharia.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!