Doadores do Tributo ao Futuro 2020 apoiam a Educação de 350 adolescentes
Conheça resultados alcançados no 1º semestre de 2021 com as doações realizadas na última campanha
24 de setembro de 2021
Conheça resultados alcançados no 1º semestre de 2021 com as doações realizadas na última campanha
24 de setembro de 2021
Com o apoio de cerca de 2.500 doadores do Tributo ao Futuro e de outros investidores sociais no ano passado, 350 adolescentes que vivem em zonas rurais estão tendo acesso a uma Educação de qualidade. Este é o número de estudantes em formação nas três Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, escolas rurais apoiadas pela campanha promovida pela Fundação Norberto Odebrecht em 2020. Considerando as famílias destes jovens e as comunidades onde eles vivem e nas quais disseminam conhecimento, cerca de 14.700 pessoas foram beneficiadas indiretamente só no primeiro semestre de 2021, número ampliado com o alcance das redes sociais e plataformas virtuais, que foram utilizadas com maior frequência por conta da pandemia.
Um dos adolescentes beneficiados por este apoio é Ramom Rodrigues, de 17 anos. Estudante da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), ele mora na comunidade de Moenda, na mesma cidade. “[Entrar na Casa] foi uma das melhores coisas que eu pude vivenciar. Todo auxílio recebido nesse período me ajudou muito a evoluir como pessoa, social e financeiramente”, afirma ele. Na Casa, além de cursar o Ensino Médio, ele está aprendendo como gerir um negócio rural no curso técnico em Agropecuária. “(…) Meu projeto de vida e carreira me ajudou a ter uma visão melhor do futuro que eu quero e como alcançá-lo, pois meu desejo é continuar com minhas áreas produtivas, buscar mais conhecimentos, me aprimorar como técnico em Agropecuária e seguir exercendo o protagonismo juvenil em minha comunidade”, diz.
Como conta Ramom, o conhecimento que os jovens adquirem nas escolas não é restrito às quatro paredes da sala de aula – ou ao terreno de suas propriedades. Durante sua formação, os estudantes das três Casas Familiares realizam as chamadas ações multiplicadoras: trata-se de eventos, oficinas, palestras ou outras atividades em que eles compartilham aprendizados com suas comunidades. Dessa forma, práticas de sustentabilidade, de educação financeira e planejamento e de protagonismo juvenil, por exemplo, se espalham pela região. Mesmo diante das restrições impostas pela pandemia, estas ações continuaram a acontecer: 127 delas foram realizadas no primeiro semestre de 2021, de forma virtual ou presencial.
Outro resultado obtido foi a implementação dos Projetos Educativo-Produtivos, os PEPs, por estudantes das Casas. Eles são projetos nos quais os adolescentes recebem apoio e recursos para implementar atividades produtivas nas propriedades onde moram, como plantios de banana ou hortaliças ou produção de mel. Com o lucro obtido, eles podem contribuir para a renda da família e investir no próprio desenvolvimento. Em 2021, mais de 130 projetos como estes já foram implementados, apenas no primeiro semestre, com o apoio de quem doou para a campanha do Tributo ao Futuro.
Conheça outros resultados alcançados pelas Casas Familiares no 1º semestre de 2021:
(Prestação de Contas 2021.1 TF):
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!