Notícias

Doou para o Tributo ao Futuro em 2024? Declare no Imposto de Renda e receba benefícios fiscais

Fazer o bem e ainda obter benefícios fiscais? Sim, é possível! O período de declaração do Imposto de Renda (IR) […]

17 de março de 2025

Fazer o bem e ainda obter benefícios fiscais? Sim, é possível! O período de declaração do Imposto de Renda (IR) já começou, e quem fez doações para projetos sociais pode aproveitar uma grande vantagem: reduzir o imposto devido ou aumentar o valor da restituição. Um exemplo disso é o Tributo ao Futuro, campanha da Fundação Norberto Odebrecht (FNO) que mobiliza recursos para garantir educação de qualidade a jovens da zona rural do Baixo Sul da Bahia.

Todo o valor arrecadado é destinado diretamente aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), garantindo transparência e segurança no repasse dos recursos. As Casas Familiares Rurais, escolas beneficiadas pela campanha, recebem os valores por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Na última edição, a campanha arrecadou R$ 4,5 milhões, graças ao engajamento de 1.542 pessoas físicas e jurídicas.

Sou doador! Tenho direito ao benefício fiscal?

Quem contribuiu para o Tributo ao Futuro em 2024 pode, no momento da declaração do Imposto de Renda, garantir benefícios como pagar um valor menor de imposto devido ou receber uma restituição maior. Para isso, é necessário seguir alguns critérios: Declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) usando o formulário completo; Ter feito uma doação para um Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente – como é o caso da campanha Tributo ao Futuro, que apoia projetos aprovados pelos Conselhos que gerenciam estes Fundos; Ter o recibo que comprove a doação em mãos; Se atentar ao limite de valor que pode ser abatido: até 6% do imposto devido.

Passo a passo para declarar a doação

O procedimento é simples e pode ser feito no sistema do Imposto de Renda da Receita Federal:

1- Acesse sua declaração de IR e clique na aba “Doações efetuadas”;

2- Selecione “Novo” e escolha o código 40, referente aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente;

3- Informe o CNPJ do Fundo beneficiado (disponível no recibo de doação enviado pela equipe do Tributo ao Futuro);

4- Insira o valor doado e finalize clicando em “Ok”.

Ainda tem dúvidas? Confira aqui um guia detalhado com todas as orientações.

Não perca o prazo! A declaração do Imposto de Renda já começou e vai até o dia 30 de maio. Contribua para um futuro melhor e aproveite o benefício fiscal!

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!