Empresário do campo
Conheça Anailton dos Santos, jovem que está transformando sua realidade por meio da agricultura e da formação em uma das Casas Familiares apoiadas pela Fundação Odebrecht
21 de dezembro de 2015
Conheça Anailton dos Santos, jovem que está transformando sua realidade por meio da agricultura e da formação em uma das Casas Familiares apoiadas pela Fundação Odebrecht
21 de dezembro de 2015
Em 2015, Anailton dos Santos, 20 anos, foi um dos representantes de sua unidade de ensino no recebimento da certificação do Programa de Escolas Associadas da UNESCO. Morador da comunidade de Escadinha, município de Taperoá (BA), o jovem acaba de se formar no curso de Educação Profissional Técnica em Florestas integrado ao Ensino Médio da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), apoiada pela Fundação Odebrecht por meio do Programa PDCIS.
Orgulhoso pela conquista da Casa Familiar, o filho mais velho de Maria Conceição está transformando sua realidade através de oportunidades oferecidas pela instituição e pela busca contínua de crescimento e conhecimento. “Desde que ingressei na Cfaf, tenho a certeza de que vou permanecer no campo ao lado da minha família e da minha comunidade”, disse. Anailton sabe que é preciso aliar sustentabilidade à ampliação dos negócios. Por isso, é um exemplo para seus três irmãos.
O jovem, que possui uma área de 1 hectare de banana, cacau e seringueira e 0,5 hectare de guaraná, foi um dos alunos selecionados para participar do Programa Agroecológico Integrado com Sustentabilidade – PAIS, metodologia de produção sem uso de agrotóxicos. Assim, iniciou a comercialização de hortaliças (cebolinha, coentro, alface e quiabo) e de aves caipiras no comércio local. No ano passado, percebendo a necessidade de expandir seu pequeno negócio e fortalecer as culturas de sua propriedade, Anailton se cadastrou no Agroamigo, programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, e conseguiu aumentar sua criação de aves e obter recursos para a manutenção das culturas implantadas.
“Estou sempre buscando oportunidades e assim transformando a minha realidade. Com o reforço da formação como técnico em florestas, quero ampliar ainda mais os meus conhecimentos e ajudar a comunidade”, ressalta Anailton. O jovem empresário rural também produz mel e pólen em sua propriedade.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!