Estudantes do Colégio Casa Jovem complementam formação com estágio
Estágio em Aquicultura e Agricultura amplia conhecimentos por meio de práticas e enriquece a aprendizagem nas áreas
9 de fevereiro de 2015
Estágio em Aquicultura e Agricultura amplia conhecimentos por meio de práticas e enriquece a aprendizagem nas áreas
9 de fevereiro de 2015
Além de ofertar a educação básica para crianças, adolescentes e adultos dos munícipios de Igrapiúna, Piraí do Norte e Ituberá, o Colégio Casa Jovem ministra o curso de Educação Profissional Técnica em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio. Com um ensino contextualizado adaptado à realidade do campo e uma formação cidadã, tem como base o estímulo para que seus alunos sejam donos de seus próprios destinos.
Em 2014, os 30 estudantes da Educação Profissional puderam complementar o ensino teórico com o estágio supervisionado, realizado nas Fazendas Reunidas Vale do Juliana, em Igrapiúna (BA), onde também está situada a unidade de ensino. Com trabalhos em piscicultura e agricultura nas culturas de cacau e palmito de pupunha, eles ampliaram conhecimentos por meio das práticas e enriqueceram a aprendizagem nas diversas áreas.
“Os jovens têm a oportunidade de praticar com líderes as tecnologias aplicadas em cada negócio. Este é um exemplo de ações integradas e colaborativas que fortalecem a educação no campo,” afirmou Lauana Lopes, Diretora da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Casa Jovem.
No estágio, que faz parte da matriz curricular da instituição, os alunos aprendem, entre outros assuntos, sobre a produção de mudas do Sistema Agroflorestal – SAF e a incorporação de corretivos nas plantações de cacau. Na área de piscicultura, a manutenção da qualidade da água e o controle sanitário são alguns dos temas estudados e trabalhados na prática.
Para Aldair Jesus dos Santos, aluno formado em novembro de 2014, “todo conhecimento que é bom, é pra toda vida, e o que aprendemos durante o estágio vamos repassar para nossas famílias, vizinhos e amigos. Temos um estímulo a mais para transformarmos a nossa comunidade”. Em 2015, mais 30 jovens participarão do Estágio em Aquicultura e Agricultura do Colégio Casa Jovem. O início está previsto para abril e a duração é de oito meses.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!