Notícias

Fundação participa de edição do Café com Soluções do GIFE

Evento exclusivo para associados do GIFE reuniu mais de 20 representantes de empresas e institutos

13 de julho de 2023

A atuação da Fundação Norberto Odebrecht foi o case de destaque da última edição do Café com Soluções, evento organizado pelo GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) nesta quinta-feira (13). O foco da reunião foi a apresentação do Plano de Monitoramento e Avaliação da Agenda 2030 no PDCIS, estratégia interna adotada na Fundação para apurar como as práticas de seu Programa Social contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. 

O analista de Sustentabilidade Jonas Nogueira representou a FNO no encontro

O Café com Soluções é um encontro de relacionamento exclusivo para associados GIFE para compartilhar experiências, desafios e boas práticas da filantropia e investimento social privado. No encontro, o analista de Sustentabilidade Jonas Nogueira representou a Fundação e destacou elementos da construção do Plano de Monitoramento e Avaliação.  “O Plano foi um trabalho que durou um ano e foi realizado de forma 100% interna, dentro da nossa governança participativa. Toda a construção de reports e de pesquisas que realizamos é feita em conjunto com as comunidades beneficiadas e as instituições parceiras”, contou ele. “Ao todo, foram 5 instituições que trabalharam juntas para alinhar seus processos de monitoramento e avaliação. Um processo longo e complexo, mas que trouxe resultados”.

O Plano de Monitoramento e Avaliação da Agenda 2030 no PDCIS teve como objetivo consolidar o sistema de mensuração de resultados do Programa e alinhar sua hierarquia (frentes de atuação, módulos de gestão práticas e indicadores) aos 17 ODS e suas 169 metas a partir de indicadores. Para sua construção, foram adotados métodos de análise quantitativa de dados, com base nos modelos Projet DPRO (teoria da mudança), modelo lógico do SDG Compass e IRIS+ AND THE SDGs.

Conexão com associados

A reunião contou com a participação de cerca de 25 pessoas, incluindo representantes da Johnson&Johnson, Instituto Jatobás, Instituto Sicoob, AGBARA, Fundação Cargill e Raízen. Após a fala da Fundação Norberto Odebrecht, os convidados podiam fazer comentários, perguntas e compartilhar suas visões com o grupo – e temas como processos de realização da análise, a expansão do PDCIS para comunidades urbanas e a conexão do Programa com políticas públicas foram alguns dos abordados durante o Café com Soluções. 

Em resposta a um debate sobre a visão educativa da iniciativa, por exemplo, Jonas apresentou a abordagem adotada pela Fundação na execução de seus programas e projetos. “Nosso fundador, Norberto Odebrecht, tinha a educação e o trabalho como duas coisas muito importantes – e complementares. Então até hoje seguimos nossa atuação com o foco na Educação para o Trabalho e na Educação pelo Trabalho, contribuindo para a inclusão socioprodutiva e a formação de populações em comunidades vulneráveis”, explicou ele. 
 

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!