Notícias

Há 25 anos a Fundação Odebrecht escolheu o jovem como foco de sua atuação

Assista vídeo que destaca trajetórias de talentos da zona rural, enfatizando importância da educação como base para o crescimento. Eles contam como se tornaram donos de seu próprio negócio

19 de dezembro de 2013

No vídeo em comemoração aos 25 anos que a Fundação Odebrecht definiu o jovem como foco de sua atuação, 25 talentos do Baixo Sul da Bahia foram convidados a contar suas histórias e falar sobre a importância de se investir na juventude rural.

Por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht com o apoio de parceiros públicos e privados, esses jovens foram provocados a ser protagonistas de seu próprio destino. O desafio é tornar a região próspera socioeconômica e ambientalmente, de forma sustentável, fixando os jovens no campo, em seus locais de origem, integrados a suas famílias.

A missão da Fundação Odebrecht é educar “para a vida, pelo trabalho, para valores e limites”. Dessa forma, o PDCIS promove a educação de qualidade e incentiva a formação de novos empresários rurais. A decisão de fazer com o jovem e não para o jovem, entendendo-o como parte da solução e não como problema, é denominada Protagonismo Juvenil, hoje um patrimônio de todo o Terceiro Setor.

Os jovens que participam do vídeo tiveram sua formação nas Casas Familiares, Colégio Estadual Casa Jovem e Centro de Formação Profissional Construir Melhor, unidades de ensino ligadas ao PDCIS.

“Um jovem desacreditado diminui o seu potencial. Quando ele ganha confiança, surgem novas oportunidades. Eu precisava de um desafio, que veio por meio do meu aprendizado”, ressalta Marcelo Roma, ex-aluno da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), que oferece a habilitação em Agropecuária.

Roma está presente no vídeo e é um dos jovens que demonstra a importância da formação teórica aliada à prática, que possibilitou que eles se tornassem agentes de transformação socioeconômica na região, exemplos para suas comunidades e donos dos seus próprios negócios. 

 

Entre em
Contato com
a Fundação

Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!